O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, reforçou a necessidade de melhorar as conexões terrestres dos portos catarinenses para garantir condições de crescimento do setor. A posição do estado foi detalhada durante a realização da Sul Export, nesta terça-feira, 11/7, em Curitiba-PR. Martins foi um dos convidados para o painel sobre Acessos Terrestres aos Portos da Região Sul.
“Nós estamos em busca das melhores solucões e o mais importante, discutindo com a sociedade organizada. A secretaria foi criada pelo atual governo e a missão que o Governador nos passou foi discutir projetos de interesse do estado e não especificamente de um governo”, falou Martins para um público formado pelas principais lideranças do setor logístico do país.
Durante o painel, o secretário falou sobre os acessos rodoviários aos portos do estado e deu informações sobre os dois projetos de ferrovias que estão sendo elaborados e serão concluídos até outubro de 2024. Ele citou ainda outros três projetos que precisam ser realizados e que estão entre as metas da secretaria.
“Nós queremos ter um cardápio para apresentar aos investidores interessados. A construção de ferrovias demanda tempo e a primeira etapa é ter os projetos”, completa.
O painel sobre os acessos terrestres teve ainda a participação do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex Cruz de Oliveira, do superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, e da gerente de Regulação da Rumo Logística, Mayhara Chaves.
Durante a programação a Sul Export teve também a participação do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomênico, do presidente do Conselho da SCPar, Marcelo Salles, e do presidente da SCPar Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira.
O secretário terminou sua participação anunciando, com a devida autorização da organização, que a próxima edição da Sul Export será em Balneário Camboriú, em março de 2024. A escolha da cidade foi definida em recente reunião entre o secretário e o prefeito Fabrício de Oliveira.
Fonte: Governo SC