As ações de polícia comunitária e de integração com as forças de segurança contra a criminalidade estão sendo fortalecidas em Santa Catarina por meio da proposta de expandir os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) pelo Estado.
Na noite desta terça-feira (11), foi a vez de Joinville ter a posse dos novos integrantes das diretorias de cinco Consegs: o Conseg do bairro Petrópolis; Conseg do bairro Anita Garibaldi; Conseg do bairro Adhemar Garcia; Conseg do bairro Bucarein/Centro e Conseg do bairro Atiradores e Glória.
Para celebrar o ato, o Governo do Estado realizou uma solenidade realizada no auditório da OAB/SC local, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, autoridades da região e do município, convidados, representantes das forças de Segurança e dos Consegs.
Os novos integrantes das diretorias receberam os bottons e assinaram os termos de posse junto à Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs da SSP-SC.
“A posse é importante porque coloca o Conseg em posição de destaque para que a sociedade se envolva junto com a polícia e o Estado e se engaje a trabalhar juntos”, assinalou a presidente do Conseg Petrópolis Cinthia Sales Sobreira da Silva.
A consolidação da polícia comunitária no Estado é uma das prioridades da Secretaria da Segurança Pública de SC, na busca pela melhoria da qualidade de vida do cidadão, da integração e da participação social. As posses das diretorias são resultado justamente disso: da mobilização nas comunidades, com a presença da população, forças de segurança e entidades representativas do município.
“Assim como o nosso governador Jorginho Mello, nós acreditamos nas soluções que passam pelos municípios. E nós precisamos ouvir os municípios, que vão nos ajudar a pensar a segurança pública e a fortalecer esse universo de trabalho e de filosofia da polícia comunitária no Estado”, destacou o secretário da Segurança Pública de SC Paulo Cezar Ramos de Oliveira.
Fonte: Governo SC