O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), estão finalizando os preparativos para a realização da 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento está programado para acontecer nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13), no auditório Ruy Hülse, na Unesc, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre as políticas de assistência social no município. A solenidade de abertura da conferência ocorre às 13h30 desta quarta-feira.
O secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, ressalta a importância da conferência como um momento fundamental para avaliar a efetividade das políticas de assistência social e estabelecer direcionamentos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “As conferências são espaços privilegiados de diálogo e participação, nos quais é possível ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções conjuntas”, afirma.
Para participar da conferência, foram disponibilizadas 200 vagas para trabalhadores do SUAS, incluindo os da área governamental e não governamental, que possuem ações voltadas à assistência social e a sociedade em geral. “A participação é importante na medida que essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer e aprimorar as políticas de assistência social em Criciúma”, complementa o secretário.
Durante os dois dias de conferência, serão realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em discussões e contribuir com ideias que fortaleçam as políticas sociais do município. Serão abordados cinco eixos temáticos:
1 – Financiamento: financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
2 – Controle Social: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
3 – Articulação Entre os Segmentos: como potencializar a participação social no SUAS?
4 – Serviços, Programas e Projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.
5 – Benefício e Transferência de Renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Os interessados em participar da 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social podem se inscrever, ainda, através do link bit.ly/44FuLz6.
Fonte: Prefeitura de Criciúma
PATROCINADO