A abertura da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), na noite de quinta-feira, 6 de julho, contou com a mostra internacional do italiano Giovanni de Angelis e curadoria de Massimo Scaringella. A agente consular da Itália, Norma Maria da Rui, prestigiou o evento e recebeu os certificados em nome do artista e curador italianos. O período de visitas vai até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Grupos interessados poderão agendar visitas pelo telefone (47) 3381-6176. A entrada é gratuita
O Grupo Fratelli del Circolo do Lira – Circolo Italiano de Blumenau – compareceu com trajes típico e promoveu uma apresentação musical em homenagem ao evento.. “Registramos visitantes não só de Blumenau, mas também de Pomerode, Ibirama, Florianópolis e Curitiba. Foi uma noite de encontros, partilha, acolhimento e pertencimento”, comentou a gerente do museu, Mia Ávila.
A professora Monaliza Budel, da Escola Luiz Delfino, prestigiou a abertura com 35 alunos. Já a professora Gabriela Lenzi, da Unifebe, esteve presente com grupo de acadêmicos de Brusque que, mesmo em período de final de semestre, manifestaram interesse em prestigiar a noite de abertura de temporada.
O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, compartilhou breve relato dos seus primeiros 100 dias à frente da pasta. “Que essas exposições nos inspirem e nos transportem para um mundo de criatividade, reflexão e beleza. Que sejam reflexo do compromisso contínuo de Blumenau com a cultura e um testemunho do talento e da diversidade artística que encontramos no ser humano”, salientou o secretário. “Os depoimentos recebidos do público em geral, dos artistas e curadores denotam a importância e abrangência das temporadas de exposições do MAB”, completou Mia Ávila.
As atrações
A temporada reúne obras de artistas de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e do Exterior: Water Drops, do artista italiano Giovanni de Angelis e curadoria de Massimo Scaringella; Sobre(viver) à rotina, da paulista Rosa Grizzo e curadoria Marcelo Salles; Dea Liquidus, da paulistana Michaela AF; Cidades (In)Visíveis: Uma (re)leitura de Calvino, dos artistas Paola Campos, Marcos Moreira e Alfredo Tibúrcio, tendo na curadoria Lilian Barbon; e No Obscuro, de Susana Goienetxe e curadoria Edilson Viriato.
A noite também contou com os lançamentos dos livros “Era uma vez um cão que se chamava Gatto e às vezes era um Ogro”, de Natalia Ramos, e “Rund Reise”, de Katia Gustmann. O maestro da Banda Municipal João Carlos Cunico foi o responsável pelo espetáculo musical ao executar clássicos ao som do saxofone.
Saiba mais
3ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC