Nos dias 6 e 7 de julho (quinta e sexta-feira), Joinville esteve presente na 2ª edição do evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Niterói (RJ).
O prefeito Adriano Silva é vice-presidente de Desenvolvimento Industrial e vice-presidente da Comissão Permante da FNP de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (Casd) da entidade.
O evento teve a presença de prefeitos, gestores e técnicos em Defesa Civil de diversos estados, que debateram temáticas como importância dos municípios na agenda global de desenvolvimento sustentável, enfrentamento das mudanças climáticas e políticas de prevenção e gestão de desastres.
Joinville foi um dos destaques da programação, com a apresentação da sinalização da Rota Segura para fuga de áreas de alagamento, no Centro da cidade.
De acordo com o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a iniciativa foi bem recebida pelo público por ser uma solução prática e intersetorial. Outro ponto relevante abordado na apresentação foi a integração da Rota Segura com as câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos da cidade e utilizadas pelas forças de segurança pública.
“A participação de Joinville no evento foi importante pela troca de experiências focadas nos governos locais e para buscar entendimentos e ações que reforçam a necessidade do protagonismo dos municípios na gestão de riscos de desastres”, avalia Maiko.
Rota Segura
A Rota Segura é formada por 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos, durante fortes chuvas. A ação é realizada pela Defesa Civil de Joinville e pelo Departamento de Trânsito (Detrans).
O mapa da Rota Segura está disponível no link.
Fonte: Prefeitura de Joinville SC