
“No obscuro” é o nome da exposição que a artista visual argentina Susana Goienetxe traz para a 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Atualmente radicada em Curitiba (PR), suas obras podem ser vistas na Galeria do Papel a partir desta quinta-feira, dia 6 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.
A mostra é composta basicamente por desenhos elaborados sobre papéis de diferentes especificações e formatos. Sobre as cores pretas, pardas ou brancas, ela efetua manchas ou recortes sobre os quais Susana faz desenhos figurativos, abstratos, surreais e escritos.
A referência à obscuridade, que não é mera falta de luz, é justificada pela temática, porque as obras são representações de estados mentais, sentimentos e devaneios provocados por situações de vida onde prevalece o sombrio, assustador, confuso, enigmático, ininteligível, misterioso e vago.
Susana trabalha em Curitiba desde o ano 2000. Arquiteta e urbanista de formação, possui estudos em arte, o que era tradicional na sua família. Dedica-se profissionalmente às artes plásticas desde 2003, tendo participado de numerosas exposições tanto no Brasil como no Exterior. Pertence desde 2016 do CACEV, um núcleo de artistas coordenado pelo curador Edílson Viriato. Ela se autodefine como pintora e desenhista, dentro de uma linguagem contemporânea. Suas obras são apresentadas em séries que, com liberdade de expressão e estilo, abordam temáticas variadas.
Saiba mais
3ª Temporada de Exposições no MAB
Abertura: quinta-feira, dia 6 de julho
Horários
19h: abertura das salas e conversa com curadores e artistas expositores
20h: lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
Visitas: até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC