
A 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – ano 2023 recebe a mostra “Sobre (viver) à rotina”, da artista Rosa Grizzo e curadoria de Marcello Salles. A artista visual pela Unesp/Bauru vive e trabalha em Jaú (SP). A programação abre ao público nesta quinta-feira, dia 6 de julho, às 19h, com conversa com artistas, declamação de poesia e apresentação musical. O período de visitas vai até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Entrada livre.
O curador da exposição “Sobre (viver) à rotina” Marcello Salles conta que há quase uma década Rosa Grizzo vem desenvolvendo sua pesquisa e produção a partir de atividades cotidianas. “Atos banais como o preparo do café da manhã ou administrar a rotina do lar levam ao automatismo e entorpecimento através da repetição, que, por sua vez, gera invisibilidade ou apagamento de quem os executa, principalmente as mulheres, já que grande parte dessas atividades é associada ao universo feminino”, diz ele.
Por meio de um olhar atento e agudo, mas também generoso dessas atividades, a artista propõe inverter essa invisibilidade. “Sensível e sabiamente ela se valeu de uma forma de expressão também associada ao universo feminino: o bordado”, comenta. “Desta forma, tecidos puídos, artigos de enxoval, lenços, recortes de colchas ou toalhas, bastidores, ganham outros significados servindo de suportes para intervenções com linhas e restos de tecido que enfatizam a passagem do tempo, a dedicação, a frustração do não reconhecimento, o apagamento de si, a opressão, em vários níveis, à que são submetidas as mulheres (independente de classe social), o abandono dos sonhos. Feridas ficam visíveis, formas repetidas tornam-se silhuetas, a rigidez geométrica é questionada, o que deveria estar contido vaza e escorre pelo chão. Tanta vontade e inconformismo ganhando corpo com suavidade e força.”
Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 6 de julho
Horários
19h: conversa com curadores e artistas expositores
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
Visitas: até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
“Sobre (viver) à rotina”
Autora: Rosa Grizzo
Curadoria: Marcello Salles
Estudo recente da artista – 2022: grupo de estudos com Paulo Gallina; Rejane Cintrão; Carla Chaim e Nino Cais; Shannon Botelho; Renato de Cara; Fabíola Notari. Acompanhamento individual de trabalhos com Marcello Salles, desde 2019.
Exposição individual – 2022: Caminhar sobre a mesma linha, Casa Contemporânea/SP- Sobre (viver) à rotina, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Joinville/SC. 2021 – A poesia dos dias, Museu História e Pedagogia Prudente de Moraes, Piracicaba/SP. Curadoria: Marcelo Salles.
Coletivas – 2022 a 2019: 19º Programa de exposições, MARP, Ribeirão Preto/SP; O corpo como casa, a casa como corpo, MAB, Blumenau/SC, curadoria: Rejane Cintrão; Modelos de Mundos, Galeria Gare/SP, curadoria: Renato de Cara; Um retorno, da dissonância à sinfonia, Res. Fonte/SP, curadoria: Paulo Gallina; 46º SARP, Ribeirão Preto/SP; Ar-Acervo rotativo, Of. Cultural Oswald de Andrade/SP; 13 artistas /13 curadores, Casa TATO/SP; CAMPandemic ART, Contemporary Art Museum, Nápoles/Itália; 16º Salão Nacionl de Arte Contemporânea, Guarulhos/SP; O processo é incessante, Pinacoteca Municipal, São Caetano/SP; Convivência 13 dispositivos de transformação, Instituto Adelina/SP. 2014 – Parola Pax, Galeria de Artes da Fond. Opera Campana Dei Caduti, Rovereto/Itália; I’m a woman, Contemporary Art Museum, Nápoles/Itália; 2013/10 – 12 faces de um acervo, Reitoria da UNESP/SP; Projeto 365, SESC Pinheiros (SP) e itinerância em outros cinco estados.
Prêmio: Projeto 365 – Elisabete Anderle, Governo de Santa. Catarina – Aquisição: Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilloto, Santo André/SP.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC