A segunda reunião preparatória das atividades comemorativas aos 140 anos de emancipação política de Blumenau está marcada para esta terça-feira, dia 4 de julho, às 19h, no Salão Nobre da prefeitura. Inscritos e interessados em participar do desfile podem comparecer, bem como aqueles que já integraram eventos anteriores poderão encaminhar seus históricos. O primeiro encontro para o encaminhamento da programação e demais decisões ocorreu em maio, e desde então a comissão avança no planejamento das celebrações.
Já é tradição na cidade a preparação do evento começar em maio com a participação do setor público municipal e comunidade em geral. Nesses encontros, membros da comissão definem a programação do desfile e o tema central das celebrações, que em 2022 destacou o bicentenário do biólogo, médico e naturalista teuto-brasileiro Fritz Müller. Neste ano, o tema será Blumenau 140 anos de emancipação política… 1883-2023. Como nos anos anteriores, as dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails [email protected], [email protected] e [email protected].
A cidade foi fundada em 1850 por imigrantes alemães, liderados por Hermann Bruno Otto Blumenau. “A colonização desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da região, contribuindo para a formação de uma cidade próspera e culturalmente rica”, lembra o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto. “Ao longo do tempo, Blumenau se destacou em diversos aspectos, como a industrialização, comércio, turismo e eventos culturais.”
Para ele, celebrar o aniversário é uma forma de homenagear a memória dos imigrantes, e também reconhecer o trabalho árduo e a contribuição de várias gerações para o desenvolvimento da cidade. “Além disso, é uma oportunidade para promover a identidade cultural de Blumenau e valorizar suas tradições. A celebração do aniversário permite refletir sobre os desafios e conquistas recentes da cidade. É um momento de avaliar o progresso alcançado, discutir questões importantes e planejar o futuro”, comenta. “É uma oportunidade de união da comunidade, reflexão sobre o passado e planejamento, além de fortalecer a identidade local e promover o desenvolvimento socioeconômico do município”.
Autonomia
A emancipação política, ocorrida em 1883, foi um marco fundamental na história da cidade e teve grande importância para o seu desenvolvimento e autonomia. “Com isso, Blumenau passou a ter sua própria administração e poder político, deixando de ser uma simples colônia para se tornar um município independente”, diz Zimmermann. “A emancipação política trouxe benefícios e oportunidades para a cidade. Com a possibilidade de ter um governo local, Blumenau pôde implementar políticas públicas específicas para suas necessidades, além de ter mais autonomia na gestão de recursos e na tomada de decisões importantes.”
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC