O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) realizou nesta sexta-feira (30), na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, workshop para debater o plano de ações proposto pelos grupos de trabalho temáticos do colegiado. O documento será utilizado para estabelecer diretrizes na criação de um ambiente escolar mais seguro em Santa Catarina.
O Comseg conta com três grupos para debater estas ações. A coordenadora do grupo que debate espaços físicos das escolas e recursos humanos, Marinez Zambon, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), disse que a equipe pensou em ações viáveis para serem implantadas nas unidades de ensino catarinenses, com orientações para os financiamentos dessas ações.
Regina Panceri, da Defesa Civil catarinense, é coordenadora do grupo que discute normativas e protocolos a serem seguidos para garantir um ambiente escolar mais seguro. Ela pontuou as ações sugeridas pela equipe.
“São macroestratégias, que se referem desde questões de prevenção e mitigação, como treinamento, capacitação, comunicação, parcerias e ações voltadas para a comunidade”, explicou. “Trabalhamos também na elaboração de um plano de contingência, em como proceder após uma ocorrência, a criação de um grupo que dê continuidade a esse trabalho do comitê.”
O coordenador do grupo que trata de comunicação social e publicidade, Nikolas Stefanovich, servidor da Alesc, ressaltou que o combate à desinformação foi o principal foco de trabalho do colegiado. “É algo que precisamos entender que é fundamental para que tenhamos paz na sociedade: o bom uso das redes sociais, da tecnologia e da informação correta e precisa.”
A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação do Parlamento e integrante do Comseg Escolar, participou do workshop. Ela lembrou que o evento é importante para sistematizar as propostas e identificar os temas que ainda não foram abordados e precisam ser contemplados.
O próximo workshop para discutir a conclusão do plano de ações elaborado pelos três grupos temáticos será realizado no dia 14 de julho. Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa da Assembleia Legislativa em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e numa série de ameaças a unidades escolares em todo o estado. O objetivo é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada voltada à segurança escolar em Santa Catarina.
(com informações de Larissa Martinelli, da Rádio AL)
Fonte: Agência ALESC