Fotos: Ricardo Trida / Secom
Santa Catarina é destaque na aquicultura e na pesca e sedia nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30, em Itajaí, a ExpoMAR: feira e congresso internacionais que englobam negócios, trabalhos científicos, tecnologias, tendências e debates de temáticas na área. O evento ocorre no Centreventos do município, reconhecido como o maior polo pesqueiro industrial do país.
A pesca é um dos pilares econômicos de Santa Catarina e responde por cerca de 55% do mercado nacional da pesca, com aproximadamente 500 embarcações e 40 indústrias. São 1.021 empresas instaladas com faturamento anual de R$ 3,9 bilhões e cerca de 59 mil empregos diretos.
O secretário executivo de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Frigo, participa do evento representando o Governo do Estado. “É um evento de debates, de geração de conhecimento, em uma atividade muito importante para nosso estado e com potencial de expansão e de geração de trabalho, emprego e renda”, disse.
Entre os temas que serão debatidos estão: estratégias para elevar a competitividade e a sustentabilidade da indústria de processamento de pescado, tendências e desafios do mercado mundial, pesquisa, monitoramento de estoques e ordenamento pesqueiro.
“Estamos representando o governador Jorginho Mello que tem se empenhado, especialmente na questão da cota da tainha que foi reduzida drasticamente para o setor artesanal e proibida para o industrial. Vamos discutir essa questão aqui no Expomar e debater a maricultura, a aquiculutra e a pesca com um todo. Para que a gente fortaleça esse setor tão importante para Santa Catarina”, afirmou.
Fonte: Governo SC