Continua após a publicidadade!

A defasagem escolar é um problema histórico na educação brasileira e teve impactos significativos causados pela pandemia da Covid nos últimos anos. O programa Tempo de Avançar é uma das iniciativas da Secretaria da Educação de Joinville para que os alunos com defasagem escolar, dos anos finais do ensino fundamental, voltem a frequentar a série adequada na idade certa. Em 2022, cerca de 300 adolescentes se formaram pelo programa e puderam ingressar no ensino médio na idade certa.

Atualmente, são 11 escolas polo com o programa Tempo de Avançar, um incremento de duas novas unidades em relação ao ano passado. Os adolescentes se dividem em dois grupos: um formado por alunos que fazem o 6º e 7º anos, e outro que cursam o 8º e 9º anos.

Continua após a publicidadade!

“Usamos uma abordagem metodológica diferenciada e um trabalho de acolhimento porque muitos dos alunos já tiveram sua confiança e autoestima abaladas. E também temos professores comprometidos com o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, socioemocional e ético dos nossos alunos, o que faz toda a diferença”, explica a gerente de apoio à aprendizagem, Deyze Zapelini Faust.

Novas oportunidades para alunos

Continua após a publicidadade!

Uma das alunas beneficiadas pelo programa foi Jancyele Souza Dias, de 15 anos, que estudou na Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho. Ela havia passado por uma reprovação e conseguiu cursar 8º e 9º anos em apenas um ano dentro do Tempo de Avançar.

“O programa foi extremamente essencial e veio para que eu pudesse recuperar o tempo perdido. Foi um aprendizado muito importante na minha vida porque se não tivesse participado ainda estaria no 9º ano e não teria conseguido ganhar uma bolsa de estudos em uma escola particular da cidade”, conta.

Um dos diferenciais do programa também é a oferta de qualificação profissional para os estudantes. Neste ano, ainda houve o reforço de uma parceria com o Senai, que disponibiliza profissionais para desenvolver aulas semanais com os alunos.

Aprender Mais

Outro programa com foco na redução da defasagem escolar é o Aprender Mais, cujo objetivo é desenvolver habilidades na alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do 2º ao 9º ano.

“Esse projeto está atrelado a um sistema de avaliações que são realizadas ao longo do ano com os alunos. É como vemos em quais níveis estão os estudantes, quais habilidades precisamos desenvolver e como devemos trabalhar com eles”, complementa Deyze.

O programa beneficia alunos como Ana Letícia dos Santos, de 14 anos. “Eu tinha muitas dúvidas e não conseguia acompanhar os meus amigos na disciplina de Matemática. Foi depois que comecei no programa que consegui tirar minhas dúvidas e aprender mais”, conta.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC