A estrutura do Aeroporto Helmuth Baumgarten e as reivindicações de investimentos da comunidade local foram conhecidas pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, durante visita realizada nesta terça-feira, 27. O aeroporto fica no município de Lontras, mas é administrado juntamente com Rio do Sul, conforme subdelegação do Governo do Estado.
O presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), prefeito de Rio do Sul, José Thomé, apresentou uma relação de pedidos de investimentos para melhorar e ampliar a estrutura do aeroporto, que somam R$ 6,5 milhões. Thomé ainda apresentou documento solicitando a renovação da subdelegação da administração aos municípios. A busca por recursos é compartilhada pelos 28 municípios que integram a Amavi e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (Cisamavi).
O consultor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul), Cleber Stassun, fez um relato das informações que vêm sendo trabalhadas pela Câmara Técnica para a Reestruturação do Aeroporto Helmuth Baumgarten. Atualmente o equipamento de infraestrutura atende aviação geral, táxi aéreo e o local ainda é sede do Aeroclube de Planadores.
“Saímos desse encontro com o compromisso de apresentar um plano de trabalho que contemple algum tipo de investimento no aeroporto. Junto com o governador Jorginho Mello vamos discutir alternativas e possibilidades. Esta região tem um grande potencial econômico e melhorar a logística é uma forma de contribuir com o desenvolvimento regional”, afirma Beto Martins.
Além do prefeito Thomé, a reunião teve ainda a participação do prefeito de Lontras Marcionei Hillesheim, da vice-presidente da Amavi, prefeita de Salete, Solange Schlichting, a Chica, demais prefeitos associados e lideranças empresariais da região.
Fonte: Governo SC