O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) realiza nesta quinta-feira (28), em Criciúma, a penúltima audiência pública macrorregional para discutir ações voltadas à prevenção da violência nas escolas catarinenses. O último encontro está marcado para a próxima segunda-feira (3), em Florianópolis.
As audiências seriam realizadas há duas semanas, mas foram adiadas em virtude dos alertas climáticos emitidos à época pela Defesa Civil Estadual e das previsões de chuvas intensas para a região litorânea, em especial para a região Sul de Santa Catarina.
Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa da Assembleia Legislativa em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e numa série de ameaças a unidades escolares em todo o estado. O objetivo é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada voltada à segurança escolar em Santa Catarina.
A audiência desta quinta será no período da tarde (16 horas), no campus da Unesc, em Criciúma. Já na próxima segunda, o encontro será no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, às 17h30.
Outros quatro encontros macrorregionais foram realizados: Blumenau (25 de maio), Joinville (26 de maio), Lages (1º de junho) e Chapecó (2 de junho). Nos encontros, os participantes pediram, além de melhoria na infraestrutura das escolas; investimentos em ações preventivas; contratação de psicólogos e assistentes sociais, conforme previsto em legislação federal; promoção da cultura de paz e da justiça restaurativa no ambiente escolar.
Audiências públicas do Comseg Escolar
Em Criciúma
Data: Quinta-feira (29), às 16 horas
Local: Auditório Ruy Hülse da Unesc – Avenida Universitária, 1105, Bloco S, Bairro Universitário.
Em Florianópolis
Data: Segunda-feira (3), às 17h30
Local: Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro.
Fonte: Agência ALESC