O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e a secretária adjunta, Patrícia Lueders, participaram na manhã desta quarta-feira, 28, do VII Fórum Regional de Educação da coordenadoria regional de Itapiranga. O evento reuniu cerca de 500 professores e gestores das escolas da região, além de representantes das secretarias municipais de educação e de autoridades locais.
Com o objetivo de refletir e discutir sobre a educação, o fórum contou também com a socialização de projetos e práticas pedagógicas das escolas da região. Na programação, o secretário e a secretária adjunta fizeram palestras para os profissionais da educação.
Cimadon ministrou uma palestra sobre os desafios da educação catarinense, destacando os principais números de Santa Catarina no ensino fundamental e médio. “O objetivo do governador Jorginho Mello é fazer com que Santa Catarina tenha os melhores índices do país. Somos destaque em alfabetização, graças a um trabalho conjunto com municípios, mas precisamos melhorar os índices do Ensino Médio, por isso já criamos um grupo de trabalho para discutir melhorias”, destacou Cimadon.
A contextualização das etapas de ensino, desde o ensino fundamental até o ensino médio, também foi tema de palestra, ministrada pela secretária adjunta . “O percurso formativo dos estudantes é essencial para a qualidade de ensino, que será sempre o nosso foco. Em todos os níveis de ensino, precisamos estimular a função social da escola, promovendo o desenvolvimento das competências dos nossos estudantes”, explicou Patrícia.
Os secretários também destacaram a importância da participação da família no percurso formativo dos estudantes e falaram sobre os principais projetos e planejamento pedagógico da pasta.
Socialização de projetos e práticas pedagógicas
O seminário também contou com a socialização de projetos de escolas da região, em especial as escolas do campo, processo importante para a ampliação do repertório cultural.
Mais informações
Fernanda Kleinebing
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
(49) 9 9948-9279
Fonte: Governo SC