Segurança dos produtores rurais pauta reunião da Comissão de Agricultura

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

A Comissão de Agricultura e Política Rural é presidida pelo deputado Altair Silva.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A segurança para os produtores rurais de Santa Catarina fortalecida através do trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (Caoagro) – órgão da Polícia Civil de Santa Catarina, pautou a reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, que aconteceu na manhã desta terça-feira(27) no Parlamento, presidida pelo deputado Altair Silva (PP).

Presentes ainda no encontro, além do vice-presidente da Comissão, deputado Massocco (PL), o coordenador do Caoagro, delegado de polícia, Fernando Callfas, o delegado da Polícia Civil do Estado, delegado geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e representantes das entidades do setor rural de Santa Catarina e do país, como Cidasc, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Ministério da Agricultura e Pecuária e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina.

Para o presidente da Comissão, deputado Altair Silva, as forças de segurança de Santa Catarina são referências para o Brasil. “Por isso a importância de avançarmos e darmos respostas efetivas para a sociedade catarinense”, avaliou.

A criação do Caoagro, em fevereiro de 2022, contou com o total apoio do deputado Altair Silva, que na época era secretário de Agricultura do Estado, no Governo de Carlos Moisés.

Crimes no campo
Conforme Altair Silva, a criação do Coago surgiu da necessidade urgente de centralizar as informações de inteligência e de investigação em Santa Catarina contra os delitos no campo.

Para ele, a importância do setor primário tem sido nos últimos anos a locomotiva da economia catarinense e brasileira.

Só para citar, o agronegócio responde por 70% do valor total das exportações e por 31% do PIB catarinense. A agroindústria sustenta 60 mil empregos diretos e 480 mil empregos indiretos, além de contar com uma base produtiva, no campo.

“ O Centro foi uma iniciativa inovadora da Polícia Civil catarinense”, afirmou apresentando números como o fato de atualmente mais de 240 mil produtores rurais estarem cadastrados pelo Centro e pela Cidasc. “ A primeira parceria firmada foi com a Cidasc”, informou.

Sede em Chapecó
O Caoagro mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online.

Fernando Callfass disse ainda que os crimes contra o agronegócio contemplam não só o roubo de gado, mas todas as infrações que impactam a agricultura, pecuária e a manutenção do status sanitário catarinense.

Até o momento, o centro recebeu 826 boletins de ocorrência de crimes contra o agronegócio. A maioria desses crimes acontece na região Oeste e no Planalto Serrano catarinense.

Desse total, 36% das infrações são lideradas pelo furto de gado (abigeato).

Novidades
Desde abril de 2023, cada delegacia regional da PC passa a contar com um policial que atuará como ponto focal do Centro em sua região. A informação foi anunciada pelo delegado Fernando Callfass complementando que outra novidade é o ID Agro, uma iniciativa que realiza o registro de propriedades de tratores e demais aparelhos automotores utilizados em trabalhos agrícolas. Ainda foi criado um canal de denúncia via whatsapp, o Disque Denúncia Caoagro pelo número 049. 991738826.

“Todas essas ações servem para dar segurança ao homem do campo”, avaliou, destacando que a Polícia Civil possui delegacias em todos os municípios e esse centro de apoio consegue fazer um trabalho de inteligência com muito mais eficiência.

Os policiais civis do Caoagro realizam operações em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Vigilância Sanitária e demais forças de segurança pública.

O delegado Ulisses Gabriel também destacou a importância da criação do Caoagro, principalmente, pelo fato de Santa Catarina ser referência mundial no setor de pecuária e agrícola.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
chuva moderada
25.9 ° C
26.1 °
25 °
96 %
7.7kmh
75 %
sex
27 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
25 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-