Continua Após a Publicidadade
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos, aumentando a adesão ao tratamento e ao controle clínico. Com esse objetivo, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), mantém o Programa Remédio em Casa (PRC).

A iniciativa, que já beneficiou mais de 1 mil pacientes, consiste na entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo da atenção básica, padronizados na rede pública de saúde de Blumenau, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Advertisements

Para a criação do Programa, que existe desde 2015, foi considerada a importância da atividade assistencial e do acesso às medicações, assegurando uma assistência programada e contínua pela equipe de saúde aos pacientes cadastrados.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, diz que iniciativas como essa proporcionam eficácia às políticas públicas de saúde, permitindo uma maior inclusão social. “A falta de adesão ao tratamento impacta diretamente em mais atendimentos de emergência, internações, procedimentos de alta complexidade, que, consequentemente, geram mais custos para o sistema de saúde.”

O objetivo do Programa Remédio em Casa é, justamente, levar mais qualidade de vida aos moradores. Nós já somos um município reconhecido nacionalmente pela longevidade da sua população e ações como essa reafirmam o nosso compromisso, garantindo a eficácia no tratamento dos pacientes cadastrados”, comenta.

Para receber o benefício, o paciente deve ser morador de Blumenau, estar cadastrado em uma unidade de saúde do município (AGF ou ESF) e fazer atendimento no local; utilizar medicamentos da atenção básica de uso contínuo que constem no elenco do Programa; estar em condições de restrição (permanente ou transitoriamente imobilizado na cama e necessitando de cuidados contínuos); acamado, ou, ainda, ser cadeirante.

A paciente Adelia Wilhelm comenta que o programa é necessário. “Com uma das pernas amputada, apesar de usar prótese, é complicado realizar o deslocamento até a unidade de saúde. Por isso, eu acho muito importante receber os remédios em casa, todos os meses. A equipe realiza a visita e traz os medicamentos que preciso.”

A mãe do paciente Jacson Probst, Ana Maria, diz que o filho precisa de cuidados 100% do tempo. “Não posso sair de perto dele, porque desde que ele sofreu o acidente, há 15 anos, eu cuido dele, por isso é muito importante receber os remédios em casa.”

Inscrição ao PRC

O cadastro inicia na unidade saúde e pode ser realizado pelo familiar ou cuidador do paciente. O próximo passo é a equipe de saúde fazer uma visita ao usuário para confirmar se ele pode aderir ao programa. Em caso positivo, uma receita médica é emitida e a adesão ao PRC é assinada.

Os documentos seguem para a central do remédio em casa, onde os medicamentos são separados em kits individuais, saindo direto para a casa do paciente ou para a unidade de saúde em que está cadastrado. Nesse último caso, é a equipe da unidade que faz a entrega dos medicamentos na residência do paciente.

O Programa Remédio em Casa conta com uma estrutura no Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad). No local, um profissional farmacêutico faz a conferência dos remédios que são separados para cada um dos cadastrados. Em seguida, as caixas são encaminhadas às unidades de saúde responsáveis pelos pacientes, uma vez por mês, individualizadas, lacradas e nominais.

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

Continua Após a Publicidadade