Para explorar cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes, com materiais variados, a professora da turma de crianças bem pequenas (2 a 4 anos), Taís Mendes, elaborou o plano docente “Criando e encantando com minhas mãozinhas”. E uma das atividades propostas foi o preparo de massa de modelar utilizada, posteriormente, para a montagem de pizzas.
Com vestimenta de cozinheiros e em um ambiente contextualizado, as crianças adicionaram os ingredientes da massa, mexeram a mistura até ficar na consistência adequada e a tingiram da cor desejada. Por fim, com o auxílio de rolos de madeira, os pequenos abriram a massa colorida e enfeitaram a pizza com temperos que criaram durante as aulas, como milho, confete, calabresa, entre outros. A Pizzaria Esperança contava, inclusive, com cardápio para os clientes.
A professora Taís relatou que almejou ir além da produção de massinha de modelar e encantar as crianças, bem como proporcionar um momento de diversão. “Nós pensamos em criar a pizzaria e, a partir disso, fomos conversando com eles (alunos) a respeito do que eles sabiam sobre este local, se gostavam de pizza, enfim, saímos da rotina. Além de encantar, desenvolvemos a motricidade fina, o conhecimento de cores, formas, espessura e a ajuda mútua entre eles”, explicou ela.
“As vivências cotidianas envolvem planejar o espaço e ofertar materiais diferenciados para as crianças, possibilitando ainda mais o desenvolvimento nessa faixa etária e ampliando o conhecimento de mundo”, disse Astrit Tozzo, Secretária de Educação.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC