A queda nos casos positivos de dengue em Balneário Camboriú levou à decisão, por parte da Secretaria de Saúde do Município, de encerrar as atividades do Centro Municipal de Referência e Atendimento à Dengue. Os atendimentos seguem até sexta-feira (23).
Localizada na Avenida Palestina, ao lado do Ambulatório de Especialidades Médicas, a estrutura foi uma das iniciativas tomadas pela Administração Municipal para atender o munícipe com suspeita para dengue e ofertar aos pacientes positivados manejo clinico médico e de enfermagem. Desde sua abertura, em 24 de abril, foram feitos mais de 1700 atendimentos no referido Centro.
Em conjunto ao trabalho assistencial, foram realizadas ações como mutirões, mobilização em Dia D, blitz educativas, ações em escolas, parceria com entidades e atuação da Fiscalização de Posturas em obras, o que contribuiu para a brusca queda no número de casos da doença na cidade. Em abril, o município registrou 1777 casos positivos; em maio, 1702. Em junho, foram registrados 263 casos até o dia 20, uma queda superior aos 80%.
“O Centro de Referência cumpriu o seu papel de auxiliar a grande procura dos pacientes sintomáticos nas portas de urgência e emergência e nas Unidades Básicas de Saúde do município. Agora, com a diminuição de procura por atendimento no local, se justifica seu fechamento. É importante que a população permaneça com os cuidados contra a dengue. Nós da Secretaria de Saúde continuaremos com os trabalhos de orientação e prevenção”, pontua o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
A partir do encerramento das atividades do Centro, para procurar atendimento em caso suspeito de dengue, o protocolo é ir na Unidade Básica de Saúde de referência ou as portas de pronto atendimento no PA da Barra, UPA das Nações e Hospital Municipal Ruth Cardoso, locais devidamente preparados para condução clínica.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Rafael Mendes
(47) 3267-7022
www.instagram.com/prefeituradebc
Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú