O Município de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o Boletim Epidemiológico referente aos casos notificados de violência interpessoal em pessoas idosas. Os dados são referentes ao ano de 2022.
O material produzido visa apresentar o perfil da população idosa notificada por situações de violência no município. A intenção é, a partir dos dados, subsidiar a formulação de estratégias e medidas de atenção e promoção à saúde, bem como de prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa.
Durante o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022, foram notificadas 79 situações de violência interpessoal em idosos. Esse número representa 6,80% do total de 1.161 notificações de violência, no mesmo período, em Itajaí.
Dos dados coletados, 59,99% foram casos de negligência e/ou abandono – tipologia com o maior índice entre os casos notificados. Além disso, 19,10% das ocorrências foram de violência física, e 16,85% de violência psicológica e/ou moral. Com relação ao provável autor da violência, os maiores indicadores registrados foram: 55,57% dos casos cometidos pelos filhos(as), e 22,22% foram classificados como “Outros”.
Em relação ao local da ocorrência, 79,75% das situações notificadas aconteceram na residência; 12,66% em local especificado como “Outros”; 5,06% em via pública; e 2,53% em habitação coletiva.
Após o levantamento dos dados, foi traçado o perfil sociodemográfico e características da violência interpessoal contra pessoas idosas residentes em Itajaí, no ano de 2022. Confira algumas das informações apontadas no boletim:
– As violências interpessoais ocorrem com maior frequência em pessoas idosas do sexo feminino, da cor branca, viúvas, na faixa etária entre 60 e 69 anos e com ensino fundamento incompleto;
– O principal provável autor da violência são os filhos, com prevalência do sexo masculino;
– O principal tipo de violência é negligência e/ou abandono;
– O local onde ocorrem com maior frequência as violências notificadas é a residência;
– As regiões que possuem maior número de notificações de violências contra pessoas idosas são as mais populosas do município.
Confira o boletim completo no fim desta matéria.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC