Continua Após a Publicidadade

A equipe do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionada por volta das 14h de sábado, 17, para o resgate de um homem de 34 anos, praticante de parapente, que ficou preso na copa de uma árvore.

No local a equipe verificou que ele estava consciente, orientado e preso na copa da árvore a cerca de 15m de altura. A árvore estava inclinada, próxima a rede de alta tensão. Após análise inicial a equipe acionou a autoescada mecânica para que fosse possível usar o cesto de resgate para a vítima ser retirada em segurança.

Advertisements

Com a chegada da auto escada a operação iniciou com o corte dos galhos da árvore, que estavam impedindo o acesso à vítima, corte dos galhos que atrapalhavam a operação e foi então possível chegar até o homem e resgatá-lo em segurança.

Após esta primeira etapa, foi realizada a retirada do equipamento de parapente que estava preso à árvore e próximo a fiação de alta tensão da Celesc. Na desmobilização da equipe foi efetuado a limpeza da área e repassado demais orientações a vítima que estava estável e sem ferimentos.

Texto: Cristina Schulze – assessora do CBMSC

Fonte: Governo SC

Continua Após a Publicidadade