O ciclone extratropical se encontra no momento com seu centro próximo aos litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e está se deslocando em direção a alto mar. Do Extremo Oeste aos planaltos, a condição é de tempo nublado e chuviscos isolados nesta manhã de sexta-feira (16).
O deslocamento do ciclone ainda provoca rajadas de vento no sul do estado, com direção oeste e rajadas pontuais entre 50 e 70 km/h. A tendência é que com o afastamento do ciclone, os ventos enfraqueçam nas próximas horas.
O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos e moderado para deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado.

Melhora no cenário
O risco era moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos e também aos deslizamentos, especialmente no Extremo Sul do estado. Nas demais áreas o risco era amarelo e verde, de moderado e baixo. Com o afastamento do ciclone, há uma melhora no quadro geral para Santa Catarina.
Observação Marítima
A atuação e o deslocamento de um ciclone próximo à costa de Santa Catarina deixa o mar muito agitado e traz risco para ressaca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis entre a tarde de sexta-feira (16) e a tarde de sábado (17). As alturas das ondas variam entre 2,5 e 3,5 metros, podendo chegar a picos de 4,0 metros no Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, as alturas de onda oscilam entre 2,0 e 3,0 metros, com picos de até 3,5 metros. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.

Recomendações da Defesa Civil:
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
- Proteja-se em local abrigado e distante das janelas
- Cuidado com inclinação de postes e árvores
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial
Defesa Civil de Santa Catarina
Thuana Raimondi | [email protected]
Fone: (48) 9 9108-3538
Fonte: Governo SC