Continua Após a Publicidadade
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A partir da próxima segunda-feira, dia 12, a Secretaria da Família (Pró-Família) fará uma campanha para a vacinação contra Influenza dos alunos do programa Pró-Idoso. A imunização ocorrerá na própria secretaria, por meio de uma parceria com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), que disponibilizará imunizadores até o dia 15.

“Os idosos são um dos públicos mais vulneráveis à gripe Influenza e por isso é importante vaciná-los para garantir a proteção contra o vírus H1N1. Então, decidimos levar os vacinadores até os alunos da Pró-Família, com o objetivo de incentivar a vacinação”, destacou a vice-prefeita Maria Regina Soar, que está coordenando a campanha junto às secretarias envolvidas.

Advertisements

Até o momento, dos mais de 49 mil idosos cadastrados, apenas 47,8% desse público-alvo foi vacinado em Blumenau. O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a transmissão da Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. “A doença costuma ter início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. Em idosos, ela tem um risco maior de se agravar, daí a importância da imunização, que previne o contágio e o agravamento da doença”, esclarece o secretário.

Para o secretário da Família, Julio César Pereira, oferecer a vacina na Pró-Família vai facilitar o acesso a muitos idosos. “Alguns alunos têm dificuldades de deslocamento. Tendo a vacina disponível aqui, para eles será muito mais fácil. Virão para as oficinas e já sairão imunizados, sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde”, completa.

A vacinação ocorrerá das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para que o idoso seja imunizado, basta levar documento com foto e caderneta de vacinação. A pessoa não pode ter contraído gripe no último mês, nem ter apresentado sintomas febris nas últimas 48h.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith e Elaine Malheiros

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

Continua Após a Publicidadade