- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí revitaliza e amplia a estrutura do Parque Natural Municipal do Atalaia

O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), inaugura na próxima terça-feira (13), às 9h, a revitalização do Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA). A unidade de conservação, conhecida por ser um ponto turístico e patrimônio ambiental da cidade, teve a estrutura física ampliada, com espaço mais acessível aos visitantes. O ato faz parte da programação do aniversário de 163 anos de Itajaí.

A inauguração terá solenidade, café no alto do morro e a presença de convidados, autoridades, imprensa e comunidade em geral. A atividade marca a reabertura do parque a visitação pública. “Nós sabemos o quanto a comunidade está ansiosa para visitar o nosso parque, por isso, queremos que as pessoas que valorizam a natureza e a preservação estejam conosco e nos ajudem a cuidar dessa importante área natural”, declara Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

Continua após o anúncio

Com a revitalização, o Parque Natural Municipal do Atalaia conta agora com um amplo deck, associado a rampas e passarelas acessíveis de aproximadamente 265 m². A estrutura física tem espaço para uma lanchonete e loja, que serão abertos em agosto, além de banheiros, os quais integram e complementam a estrutura física existente, como o Mirante Água e a Trilha das Cotias.

Nova estrutura tem foco na sustentabilidade

Continua após o anuncio

A nova estrutura do Parque Natural Municipal do Atalaia foi projetada com foco na sustentabilidade. Para operacionalização dos novos espaços, foi instalado um Sistema com Painéis Fotovoltaicos para captação de energia solar, além do tratamento de efluentes sanitários, o qual é constituído por biodigestores associados a uma segunda fase de tratamento através da metodologia por Zona Raiz.

“Ambos os sistemas, são autossustentáveis, garantindo a eficiência energética mínima necessária para as operações e o tratamento dos efluentes sanitários gerados durante a utilização do Parque”, pontua Rodrigo Santos de Freitas, engenheiro civil do INIS.

Continua após o anúncio

O investimento na unidade de conservação é de R$ 365.446,36. Os recursos para a obra são provenientes de compensações ambientais. A nova estrutura permite acessibilidade para quem visita o espaço, seja para estudo ou lazer.

O INIS é o órgão responsável pela preservação, conservação e manutenção de toda área do Parque Natural Municipal do Atalaia. A Unidade de Conservação é utilizada para atividades de Educação Ambiental, com visitas guiadas de estudantes, realização de cursos práticos sobre a diversificada fauna e flora e também para a prática de trilhas guiadas, do nascer ao pôr do sol, sempre com foco na preservação da natureza.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais