________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Farmácia Popular oferecerá medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família

O Governo Federal retomou o programa Farmácia Popular do Brasil com o objetivo de ampliar a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Uma ação inédita é a disponibilização gratuita dos 40 medicamentos do programa para todos os beneficiários do Bolsa Família, beneficiando aproximadamente 55 milhões de brasileiros. Essa medida busca garantir o acesso à assistência farmacêutica e promover uma vida digna para todos.

O lançamento do novo Farmácia Popular do Brasil foi realizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Recife, Pernambuco. Essa iniciativa faz parte dos esforços para resgatar o direito à saúde e garantir melhores condições de vida para a população.

Continua após o anúncio

Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou que as pessoas não vão ao médico apenas para obter uma receita, mas sim para obter diagnóstico e remédios para curar. Ele destacou que, antes do programa Farmácia Popular, muitas pessoas pegavam a receita médica, mas não tinham condições financeiras para comprar os medicamentos e acabavam sofrendo com a falta de tratamento adequado. O programa foi reduzido no governo anterior, mas agora está sendo retomado com mais força e capacidade para atender a todas as pessoas necessitadas no Brasil. Lula enfatizou que cuidar da saúde não é um gasto, mas sim um investimento, e o objetivo é garantir que o tratamento de doenças seja acessível a todos.

A saúde da mulher será priorizada no programa, com acesso gratuito a medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Esses produtos antes eram oferecidos com descontos de 50% e agora passam a ser disponibilizados gratuitamente. Além disso, tratamentos para hipertensão, diabetes e asma também fazem parte do rol de medicamentos gratuitos. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam metade do valor desses medicamentos serão beneficiadas com a gratuidade.

Continua após o anuncio

A ministra Nísia Trindade destacou que esse é um dia histórico, e o Farmácia Popular foi idealizado pelo presidente Lula com uma visão de presente e futuro. O programa ressurge após um período de estagnação, com problemas na distribuição de farmácias pelo país. O Farmácia Popular leva em consideração as diferenças regionais e as necessidades de assistência em todo o território nacional, sendo uma das maiores e mais abrangentes parcerias entre o setor público e privado do Brasil. A ministra destacou que essa iniciativa representa a economia a serviço da saúde pública.

Além disso, o Ministério da Saúde irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de possuir CPF. Esse projeto piloto será implementado no território Yanomami, em Roraima, com o objetivo de evitar o deslocamento da população indígena.

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais