- PUBLICIDADE GOOGLE-

Voluntariado e incremento econômico pelo turismo instituem Dia Estadual do Moto Clubismo

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Deputado Miotto e a esposa Pathy são pastores e membros do Esquadrão Quadrangular FOTO: Divulgação/Esquadrão Quadrangular

Continua após o anúncio

No mês de maio, deu entrada na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 161/2023, de autoria do deputado Jair Miotto (União). O projeto visa instituir o Dia Estadual do Moto Clubismo, relativo a Moto Clubes e Moto Grupos. Conforme o projeto, a data deve ser comemorada em Santa Catarina, anualmente, no dia 19 de outubro.

Segundo o texto do projeto, no dia serão realizadas atividades sociais, recreativas, exposições com representantes de entidades estaduais e municipais de Moto Clubes e Moto Grupos, debates e seminários sobre motociclismo. O autor da proposta, deputado Miotto, destaca que o PL visa homenagear os motoclubistas de Santa Catarina. O projeto, que será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, aguarda para entrar em tramitação na Alesc.

Continua após o anuncio

História
Os Moto Clubes e Moto Grupos são grupos constituídos e organizados por pessoas que apreciam o motociclismo e motociclistas. A atividade dos Moto Clubes começou nos Estados Unidos, em 1897, a partir de um grupo de amigos que se reuniam frequentemente com suas bicicletas. Porém, em 1903, houve o lançamento da primeira Harley Davidson. Então, as bicicletas foram substituídas por motocicletas.

No Brasil, o primeiro moto clube surgiu em 1927, no estado do Rio de Janeiro, chamado “Moto Clube do Brasil”. Em 1932, foi criado o “Moto Clube de Campos”, localizado em Campos dos Goytacazes, que se encontra em funcionamento até os dias de hoje.

Continua após o anúncio

Atualmente, existem mais de 4 mil motos clubes espalhados por todo o país. Em Santa Catarina são centenas de grupos. “O mais importante e necessário para destacar é que alguns desses grupos realizam trabalhos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos, apoiando e estimulando ações voluntárias. Sem falar que movimentam a economia em muitas cidades no Estado, através do turismo”, justifica o deputado Miotto.

Moto Clube Esquadrão Quadrangular
O parlamentar cita o trabalho desenvolvido através do Moto Clube Esquadrão Quadrangular (MCEQ), idealizado, nacionalmente, pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). “Enquanto pastores, eu e minha esposa, Pathy Miotto, participamos das ações do Esquadrão Quadrangular. Somos membros oficiais. O principal objetivo do grupo é usar a motocicleta como um instrumento para a evangelização. Em Santa Catarina, o Esquadrão foi criado em 2019, sob a coordenação do obreiro da IEQ, Cláudio dos Santos”, explica do deputado Miotto.

De acordo com o coordenador estadual, a Igreja Quadrangular possui um departamento voltado para as atividades do Moto Clube Esquadrão Quadrangular. “Grupos já estão formados em Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Caçador, Curitibanos, Blumenau, entre outros municípios. Atualmente, nosso grupo é oficialmente formado por 100 membros e este número vem crescendo a cada ação desenvolvida”, explica Santos.

Através do Esquadrão Quadrangular são realizadas ações sociais de forma voluntária, como captação e doação de alimentos e roupas para famílias que necessitam deste suporte, evangelização em ruas e praças. “Fazemos eventos em todo o estado, como Moto Cultos. Em 2022, tivemos uma participação muito especial na Marcha para Jesus, em Penha, onde reunimos quase 100 motocicletas”, lembra o coordenador estadual.

Para ele, a criação do Dia Estadual do Moto Clubismo é muito importante para “homenagear e reconhecer o trabalho social desenvolvido por estes clubes. Também é essencial para incentivar a multiplicação do trabalho social desenvolvido e, assim, contribuir com uma sociedade mais humanitária e colaborativa”, finaliza Santos.

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais