- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sistema de Administração Tributária da Fazenda/SC completa 20 anos

Fotos: SEF/SC, Divulgação

Com mais de 1.800 funcionalidades para facilitar a vida do contribuinte catarinense, SAT é considerado modelo para o Brasil e oferece serviços fiscais que vão da arrecadação tributária à documentação fiscal

Continua após o anúncio

Considerado um modelo para o Brasil, o Sistema de Administração Tributária (SAT) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) está completando 20 anos em junho. Com mais de 1.800 aplicações disponíveis, o SAT disponibiliza hoje ao contribuinte a automatização de uma série de processos do Fisco, o que na prática é sinônimo de mais agilidade e menos burocracia para o cidadão.

“O SAT é um importante instrumento de gestão fiscal e financeira do Estado, um sistema que centraliza os principais serviços tributários de Santa Catarina e facilita a vida de quem investe, trabalha e produz aqui”, disse o secretário Cleverson Siewert. “O meu agradecimento aos auditores fiscais, analistas da receita, desenvolvedores e profissionais que direta e indiretamente colaboraram para transformar o SAT em referência para todo o Brasil”, acrescentou o secretário.

Continua após o anuncio

Para marcar as duas décadas de implantação do primeiro módulo fiscal do SAT, a equipe da Fazenda/SC se reuniu na última segunda-feira, 5, e homenageou três auditores fiscais:  Ari José Pritsch, Cláudio Roberto Chiesa e Fabrício Nees. Cada um deles recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado no SAT e no Fisco de SC – os três se aposentaram durante a pandemia da Covid-19. 

Gerente de Sistemas de Administração Tributária da SEF/SC, o auditor fiscal Omar Afif Alemsan agradeceu o comprometimento de todos que diariamente se dedicam para que o SAT continue com o “padrão crescente de qualidade na prestação de serviços aos cidadãos”. “Trabalhamos para um universo de 789.500 contribuintes de ICMS e praticamente 30 mil contabilistas. Nosso cadastro tributário é modelo no País e Santa Catarina é líder no grupo de trabalho que reúne os Estados em torno desse tema”, relatou Afif.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

20 anos de história

Em 3 de junho de 2003, entrou em funcionamento o primeiro módulo de cadastro eletrônico de contribuintes, o SAT. Considerado um case de sucesso pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Sistema de Administração Tributária de SC é referência para outros órgãos fazendários no País. “Juntamente com a página oficial, o SAT é o grande canal de comunicação da Fazenda com o contribuinte e o contabilista. E é também o grande centro de desenvolvimento da automação da administração tributária, com a automatização de tarefas que até então exigiam o uso maciço de mão de obra e a execução de ações de cobrança”, relatou Afif.

O quadro do SAT é composto de auditores fiscais, analistas da receita, desenvolvedores do CIASC e desenvolvedores de TI terceirizados. Entre os usuários estão servidores públicos e contribuintes – contabilistas, advogados, gráficas e transportadoras.

Entre os objetivos do sistema estão o incentivo ao cumprimento voluntário das obrigações tributárias, o aumento da produtividade da máquina pública (arrecadação), a transparência e a modernização dos processos. “A cada nova aplicação que é disponibilizada, o resultado é menos balcão de atendimento, menos fila, menos telefone. Mas também acaba sendo mais uma aplicação em que precisa haver manutenção e evolução com o tempo”, explicou Afif.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 99125-8513
Roelton Maciel (47) 99938-7461
[email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais