- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura inicia pagamento em dinheiro aos catadores pela triagem de materiais recicláveis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, formalizou nesta segunda-feira, 05 de junho, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2023, o início do pagamento em dinheiro pela triagem de recicláveis às cooperativas e associações de catadores da Capital.
“Até o momento nossa parceria garantia que os resíduos chegassem até aos galpões de separação sem nenhum custo, através dos caminhões do sistema de coleta. O lucro dos profissionais da triagem vinha da comercialização do material triado. Esse pagamento pelo poder público vai fortalecer o trabalho”, explica o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
A remuneração, seguindo o preceito da Política Nacional de Resíduos Sólidos de priorizar a participação de cooperativas ou associações de catadores de baixa renda, será destinada para seis unidades de triagem, selecionadas por meio de credenciamento via chamada pública realizada em 2022. Serão pagos R$ 72,23 por tonelada de resíduo seco reciclável triado e encaminhado à reciclagem, independente da tipologia.
“O objetivo do credenciamento foi possibilitar a inserção formal das cooperativas e associações no sistema de coleta seletiva, com profissionalização e garantia do cumprimento dos requisitos ambientais, trabalhistas, fiscais e sociais, além de aumentar a renda para os catadores que são imprescindíveis ao processo de gestão dos resíduos”, salienta a gerente da divisão de planejamento da SMMADS, Daiana Bastezini.
O maior aproveitamento dos materiais também refletirá em ganhos econômicos com a logística, otimizando o aproveitamento das cargas da coleta seletiva e redução de custos com remoção, assim como o destino final com aterramento. “Hoje a triagem de recicláveis secos já movimenta cerca de 8.400 toneladas por ano. A remuneração reconhece e potencializa essa dinâmica, em um movimento semelhante ao que já fazemos no pagamento pela compostagem de resíduos orgânicos”, conclui Fábio Braga.


Continua após o anúncio

-->

Fonte: Prefeitura de Florianópolis – SC

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais