- PUBLICIDADE GOOGLE-

Detrans assina contrato para implantação da fiscalização eletrônica em Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), assinou o contrato com a empresa Eliseu Kopp & Cia. Ltda., que será responsável pelos serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estatístico.

Com valor total de R$ 25.170.836,34, os serviços serão realizados pelo período de 50 meses e contemplam a disponibilização dos equipamentos, bem como a sua implantação, operação, manutenção preventiva e corretiva, além de licenças de software e suporte técnico.

Continua após o anúncio

A assinatura do contrato ocorreu após a empresa ter sido aprovada na etapa de teste de escala real, realizado por meio da instalação de um equipamento de fiscalização eletrônica de avanço de sinal, no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e Gothard Kaesemodel.

Durante o período de avaliação, a Comissão Técnica do Detrans avaliou questões como a integração de funcionalidades, os arquivos gerados, os relatórios e as imagens produzidas, recebidas e transmitidas, com o objetivo de comprovar se o equipamento atendia às exigências do Edital.

Continua após o anuncio

Com isso, o Detrans se prepara para a emissão da Ordem de Serviço e, a partir de então, a empresa terá 180 dias para concluir a instalação dos equipamentos.

Ao todo, serão 101 equipamentos instalados, que irão totalizar 222 faixas monitoradas. Os equipamentos de fiscalização compreendem 47 radares, 29 lombadas eletrônicas e 25 semáforos.

Continua após o anúncio

Por possuírem a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), leitores que registram imagens de identificação das placas dos veículos, além da fiscalização eletrônica, os equipamentos também serão ferramentas utilizadas pelas Forças de Segurança. Com isso, poderão ajudar em situações como furtos de veículos, mapeando o trajeto realizado, desde o local da ocorrência até o destino final.

Segurança no trânsito

Para o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo, a fiscalização eletrônica de velocidade é um dispositivo imprescindível para a segurança viária do município.

“Os equipamentos eletrônicos de fiscalização são uma ferramenta que ajudam no controle de velocidade e, consequentemente, ajudam a salvar vidas”, afirma o diretor-presidente.

De acordo com dados estatísticos dos registros de acidentes de trânsito com vítimas, provenientes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, houve acréscimo no número de acidentes quando comparados os anos de 2010 e 2020, com o ano de 2021 quando encerraram os serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estatístico.

Em 2019, foram registrados 3.593 acidentes de trânsito. Em 2020, período em que houve diminuição na circulação de veículos em decorrência da pandemia, foram 3.303. Em 2021, quando encerrou o contrato para fiscalização automática, o número chegou a 3.864 acidentes e no ano passado, 3.913. Até abril deste ano foram 1.193 acidentes com vítimas.

Outro número que chama atenção no relatório dos Bombeiros é o aumento expressivo na quantidade de atropelamentos. Só nos primeiros quatro meses de 2023 foram 240 ocorrências. Enquanto que em todo o ano passado foram 271 casos, quase a mesma quantidade registrada em 2021 (262).

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais