- PUBLICIDADE GOOGLE-

Unidades de ensino promovem ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

As unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino promoveram uma série de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05). Entre as atividades houve apresentação teatral, limpeza de praia e plantio de mudas de árvores nativas.

“A gente incentiva a prática dessas ações ambientais ao longo de todo ano nas nossas unidades de ensino, mas agora, com a Semana do Meio Ambiente, os trabalhos são intensificados. Trabalhar o meio ambiente com as crianças é ter a certeza de que teremos, no futuro, um planeta mais limpo, a começar pelos quintais das nossas casas e escolas”, disse a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Adriana Bandeira.

Continua após o anúncio

Nesta segunda-feira (05), a Escola Básica Aníbal César, do bairro São Vicente, realizou duas apresentações do espetáculo “A Turma do Boi de Mamão Contra a Poluição”, no teatro da Univali. O musical, que aborda a temática da poluição dos rios foi apresentado para estudantes do Colégio de Aplicação da Univali. Já a Escola Básica Maria Dutra Gomes, do Dom Bosco, em parceria com a Câmara de Vereadores de Itajaí e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), realizou o plantio de mudas de árvores nativas de mata ciliar no Ribeirão Schneider, no bairro Fazenda.

“A Escola Maria Dutra Gomes se orgulha de participar desse projeto de preservação de matas ciliares e está empenhada em continuar desenvolvendo atividades, que estimulem a conscientização ambiental entre seus alunos e a comunidade local. Essa união de esforços é fundamental para construir um futuro sustentável e consciente”, destacou a diretora Gesiele de Freitas.

Continua após o anuncio

Ações também mobilizaram CEIS e CEDINS

Centros de Educação Infantil (CEIS) e Centros de Educação em Tempo Integral também se engajaram no movimento de conscientização e preservação ambiental. Os alunos do CEDIN Lucy Canziani, do bairro São Judas, por exemplo, foram até a Praia do Atalaia para fazer a limpeza do local, juntamente com a professora Elaine Cristina Silva. O objetivo foi mostrar para os estudantes que tudo que cai no chão vai para o mar. Já o CEDIN Dilzelena Márcia Teixeira, do São Vicente, aplicou com os alunos o projeto sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem, com plantio de alface em vasos feitos a partir de garrafas pet.

Continua após o anúncio

Já as crianças do CEI Rosete Palmeira Silva, do bairro Fazenda, foram incentivadas pelas agentes Neuseli dos Santos Bastos e Terezinha Delfino a revitalizar o jardim da unidade. Durante a vivência, as crianças aprenderam sobre o plantio e sobre as suculentas. No CEI Neusa Cesário Reis, do bairro Cordeiros, as professoras Karen Nunes de Andrade e Morgana Patrícia Ponath mobilizaram as turmas com o conceito de meio ambiente na prática, com orientações sobre ações e posturas responsáveis para preservação da natureza e a identificação de problemas ambientais como desperdício de água, poluição e o uso indevido de recursos naturais. Também houve plantio de flor e temperos no jardim da unidade.

Ações de reciclagem, reutilização de materiais e confecção de materiais artísticos para a composição de um painel, representando a flora itajaiense, foram algumas das temáticas abordadas no CEI Hercílio Bento, do Bambuzal. “Com essas ações, objetivamos sensibilizar as crianças sobre o consumismo, a escassez e os cuidados com o meio ambiente, além de oportunizar as crianças momentos de criatividade e criação, aprendendo formas de reaproveitar materiais e desenvolver habilidades artísticas artesanais”, destacou a professora Heloísa Nunes.

No CEI Antônio Nicoletti, do Brilhante II, as crianças aprenderam sobre a importância de preservar o meio ambiente através do descarte correto dos resíduos. No CEI Rosinha de Souza, do Cordeiros, os alunos brincaram com elementos da natureza e potencializaram o seu fazer artístico por meio da transformação de diferentes materiais.

Mais ações até quarta-feira (07)

Ao longo desta semana, as ações em prol do meio ambiente terão continuidade nas unidades da Rede Municipal de Ensino, com passeios no Parque do Atalaia e no Viveiro Municipal, a realização do Projeto Minha Escola é o Bicho e do programa Criança Feliz, Cidade Limpa. Na quarta-feira (07), o CEI João Vieira Ramos, do Salseiros, programa um passeio com cerca de 45 crianças pelos pontos turísticos de Itajaí, com parada nos molhes e caminhada até o farol. A saída da unidade escolar está programada para as 13h30.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais