- PUBLICIDADE GOOGLE-

SC é destaque na cerimônia da Olimpíada Brasileira de Matemática com 92 estudantes catarinenses premiados

Foto: Roberto Zacarias / Secom

Santa Catarina foi destaque na 16ª e 17ª Cerimônia de premiação de medalhistas olímpicos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada na tarde desta segunda-feira, 5, em Florianópolis. O estado foi escolhido para sediar a cerimônia devido à grande adesão das escolas e representatividade para a OBMEP. Foram 92 estudantes catarinenses premiados, uma das maiores delegações entre os ganhadores.

Continua após o anúncio

A Olimpíada é voltada para estudantes e professores de escolas públicas e privadas, que estimulam e promovem o estudo da Matemática, identificando jovens talentos e incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

“A educação é uma das prioridades do governador Jorginho Mello e muito nos orgulha estar aqui e poder premiar os estudantes. Olimpíadas como essa estimulam a participação dos nossos alunos, ampliando as possibilidades e incentivando a qualidade de ensino”, explica a secretária adjunta da educação, Patrícia Lueders.

Continua após o anuncio

O evento premiou 1.089 estudantes de todo o país, além de homenagear professores, escolas e personalidades que contribuíram com a história da premiação. Em 2021 e 2022 somados, a OBMEP contou com a participação de cerca de 36 milhões de alunos em todo o Brasil.

A Camila Ansiliero tem 14 anos, é estudante do Centro Educacional Municipal de Iomerê, no Meio-Oeste catarinense, e foi medalhista de ouro no sétimo ano, na edição de 2021 da OBMEP. Ela foi uma das que recebeu a premiação em Florianópolis.

Continua após o anúncio

“Foi minha primeira vez participando, eu tava um pouco nervosa, por ser minha primeira prova, mas ao mesmo tempo estava confiante. A OBMEP me apresentou um caminho que eu pretendo seguir. Quero ser professora. Porque tudo que eu sou hoje é devido aos meus professores”, explicou a medalhista.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

As premiações são divididas em três níveis: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os medalhistas receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

“A matemática é uma ciência básica e fundamental que perpassa várias áreas do conhecimento. No mundo contemporâneo, até na transformação digital, em que a matemática ganha ainda mais relevo quando se pensa na Ciência da Computação”, explicou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Conselho Nacional de Educação, Prof. Luiz Roberto Liza Curi.

Novo curso de graduação do IMPA

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou durante a premiação que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), um dos órgãos realizadores da olimpíada, vai apoiar financeiramente a criação da graduação em matemática no instituto. Esse será uma nova oportunidade de formação para os talentos que se destacam na OBMEP.

“Será feita uma seleção com pessoas de todo o país. Precisamos estimular nossos jovens”, disse o ministro. Hoje o IMPA só oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática.

Secretaria de Estado da Comunicação
Thiago Santaella | [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais