- PUBLICIDADE GOOGLE-

Parque Estadual Fritz Plaumann recebe doação de 11 mil mudas de árvores

Fotos: Divulgação/ Consórcio Itá

O Parque Estadual Fritz Plaumann, administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, recebeu 11 mil mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica para plantio em áreas estratégicas do parque. As mudas foram doadas pela empresa CPFL Transmissão, parte do grupo CPFL Energia para ação de plantio em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Continua após o anúncio

O evento, realizado no sábado, 3 de junho, foi promovido pelo IMA, CPFL Energia, Consórcio Itá, e o Parque Fritz Plaumann. A ocasião contou com a presença de alunos de escolas da região, que participaram do plantio e de outras atividades educativas sobre sustentabilidade e proteção ambiental. O objetivo das ações é de conscientizar a nova geração para a importância da preservação da natureza.

A Coordenadora do Parque Estadual Fritz Plaumann, Vilmarice Soligo da Silva, reafirma a importância do projeto para a comunidade e para o meio ambiente.

Continua após o anuncio

“O projeto de distribuição de mudas nativas pela compensação ambiental da CPFL foi recebido com muita satisfação, pois juntos à comunidade, escolas, famílias, alunos e parceiros, teremos a oportunidade nesta semana, em dar a nossa parcela de contribuição na preservação do meio ambiente. Tenho certeza que cada uma das 11 mil mudas terá o cuidado e o amor necessários para ser tornar uma árvore, refletindo em um meio ambiente ainda melhor para cada um de nós”.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Para a Coordenadora de Relacionamento do Consórcio Itá, Anaí Cadore, a ação tem um impacto positivo em toda a comunidade de Concórdia.

Continua após o anúncio

“Esse evento é muito significativo para o parque, pois são várias entidades engajadas. Isso contribui com o entorno, principalmente criando mais vínculo entre o parque e as comunidades, o que é essencial para o Consórcio Itá. Promover este plantio em uma data como a do [dia nacional do] meio ambiente nos faz repensar as nossas ações, assim como o ato de distribuir mudas para a comunidade para que ela possa plantar e contribuir com o meio em que vive. Para o Consórcio Itá é muito relevante”, afirma Anaí.

A doação está alinhada com a estratégia ESG 2030 do Grupo CPFL Energia, lançada em 2022, por meio da qual a empresa se compromete com a produção da menor pegada ambiental possível.

O plantio das árvores e a cooperação da empresa com as demais organizações envolvidas, vão de encontro com os objetivos ESG da CPFL Energia de potencializar o impacto positivo na biodiversidade e de ser parte da solução dos desafios sociais das comunidades onde a empresa está inserida.

Todas as ações respondem a diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles a promoção de uma educação de qualidade, o combate às alterações climáticas, a contribuição para cidades e comunidades sustentáveis e também a proteção de ecossistemas terrestres e biodiversidade.

Segundo o Especialista em Meio Ambiente da CPFL, Marcelo Feitosa, o evento como um todo é um exemplo do compromisso do grupo CPFL Energia com a proteção ao meio ambiente.

“Envolver as próximas gerações na conscientização sobre a proteção ambiental é fundamental para garantirmos a preservação da fauna e da flora locais e para garantirmos o futuro do planeta. Além disso, com a doação das mudas, estamos cuidando da biodiversidade ao contribuir com o enriquecimento da flora regional, visto que a maioria das mudas são de exemplares em risco de extinção”, declara.

O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma das dez unidades de conservação de proteção integral de Santa Catarina administradas pelo IMA, desempenhando os trabalhos de atendimento ao público, educação ambiental, apoio à pesquisa e monitoramento ambiental na unidade de conservação.

Dispondo de um sistema de trilhas que percorrem diferentes áreas da Unidade de Conservação, os visitantes do parque podem conhecer melhor diversos aspectos da conservação da Floresta Estacional Decidual, sua fauna, flora, projetos desenvolvidos na unidade e as problemáticas ambientais.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais