- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí inaugura Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no bairro São Vicente

O Município de Itajaí inaugurou nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pequenos volumes do bairro São Vicente. A estrutura, construída em parceria com a empresa Ambiental, permitirá que a população realize gratuitamente o descarte correto de recicláveis, móveis usados, resíduos de construção civil e poda. O PEV está localizado na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. O ato integra as ações da Semana do Meio Ambiente de Itajaí, que segue até quarta-feira (07).

“O Município tem feito diversas iniciativas em favor do meio ambiente, além das coletas convencional e seletiva, nós temos o Cata Treco que recebe o resíduo selecionado e de eletroeletrônicos, temos dois ecopontos, em frente ao Centreventos e na Praça Nossa Senhora das Graças, e agora esse novo PEV, que vai receber até 1 m³ de resíduos por dia da população, com o intuito de evitar que as pessoas descartem lixo em terrenos baldios”, afirma o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Continua após o anúncio

Mais uma opção para descarte correto

Com uma área total de 1.680 m², o PEV tem como objetivo reduzir o número de depósitos irregulares de resíduos e entulhos em terrenos baldios da cidade. A iniciativa, que funcionará de segunda a sábado em horário comercial, também será um ponto de sensibilização da população para a preservação do meio ambiente.

Continua após o anuncio

Além da inauguração, durante a manhã desta segunda foi realizada uma blitz educativa, na rua Professora Erotides da Silva, com orientações de que materiais podem ser descartados e como funcionará o novo espaço. A intenção é estimular a população do bairro a utilizar a estrutura.

“A localização do PEV foi definida a partir de um estudo que apontou o São Vicente como o bairro com a maior quantidade de depósitos irregulares de resíduos na cidade. A Ambiental espera que seja grande a adesão da população ao PEV, por se tratar de um serviço que, além de gratuito, promoverá a destinação ambientalmente correta desses resíduos, colaborando com os objetivos de sustentabilidade do município”, destaca a coordenadora do programa Recicla Itajaí, Rafaela Schütz.

Continua após o anúncio

Como funcionará o PEV

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pequenos volumes atenderá a população de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50. No local, um coletor fará a organização do espaço, o controle da entrada e saída dos materiais e o atendimento à população.

A comunidade poderá descartar no PEV resíduos de construção civil e demolição de todos os tipos (Classe A, B, C e D), oriundos de reparos e pequenas reformas, além de resíduos volumosos (móveis inservíveis, colchões e sofás) e de poda e capina, bem como alguns tipos de resíduos perigosos. Será possível descartar no local até 1 m³/dia desses materiais por domicílio.

Recicla Itajaí

O PEV integra as ações do programa Recicla Itajaí, implantado em 2021 no Município com o objetivo tornar a cidade referência na separação dos resíduos sólidos e na reciclagem. A iniciativa busca sensibilizar a comunidade para gerar um aumento na coleta seletiva, por meio de estratégias como orientação de casa em casa, intensificação das coletas em condomínios, capacitações, instalação de ecopontos, entre outras.

Desde que foi implantado, o programa já conseguiu um crescimento de quase 30% na coleta de recicláveis. O Recicla Itajaí também está alinhado às metas de sustentabilidade, responsabilidade social e proteção do meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais