- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau marca presença no VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – Prefeitura de Blumenau

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Entre os dias 1º e 3 de junho, membros da equipe da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau participam do VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), no Complexo Fábrica Santa Amélia, em São Luís. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio (GPTCP), vinculado à Universidade Federal do Maranhão.

Na oportunidade, a equipe de Blumenau apresentou a cidade e fez a candidatura oficial para receber o XVIII Encontro em 2024. Com a temática “Os agentes da Pesquisa em Turismo: panorama e desafios dos Observatórios de Turismo no Brasil”, a iniciativa tem como objetivo reunir pesquisadores da área para dialogar sobre a importância de estudos e levantamento de dados na construção de políticas públicas de turismo no país.

Continua após o anúncio

O Observatório de Blumenau faz parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que reúne cerca de 60 observatórios de todo o Brasil, com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados, o que contribuiu de forma significativa para a troca de experiências e conhecimentos e permitiu estruturar a metodologia utilizada pelos turismólogos da Secretaria de Turismo e Lazer.

O diretor de Turismo de Blumenau, Nilson Passarin, reforça a importância de participar do evento. “Nosso Observatório é uma ferramenta ainda nova, faz três anos que este projeto está disponível na cidade. Durante o encontro, já tivemos oportunidade de apresentar Blumenau para participantes e palestrantes de vários estados brasileiros, possibilitando amplo aprendizado, além de grandes trocas de experiência e conhecimento com relação ao turismo”, explica.

Continua após o anuncio

O Observatório de Turismo de Blumenau

A ferramenta, que está disponível no site do turismo de Blumenau, consiste no levantamento de dados primários e secundários confiáveis, que são coletados junto ao trade e agentes que fazem parte da cadeia turística.

Continua após o anúncio

O trabalho de levantamento de dados no Observatório de Turismo de Blumenau ocorre desde janeiro de 2020 e conta com a parceria de entidades do setor, assim como do trade turístico local, que contribuem com indicadores importantes para a criação de uma série histórica de dados, permitindo a análise e cruzamento de informações. A implementação desta ferramenta é uma das ações do Plano Municipal de Turismo (PMT).

No total são 53 atividades monitoradas, divididas em cinco categorias: hospedagem, alimentação, transporte, agências de viagens e atividades culturais, desportivas e recreativas. O Observatório de Turismo de Blumenau usa ferramentas que proporcionam uma leitura dinâmica das informações, por meio do Power BI, assim como boletins informativos.

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais