- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Joinville avança na preparação da licitação do transporte coletivo

Nesta quinta-feira (1º/6), a Prefeitura de Joinville deu um passo importante no processo de preparação da licitação do transporte coletivo. Em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, o prefeito Adriano Silva formalizou o pedido para que o Tribunal participe como mediador da negociação da dívida entre a Prefeitura de Joinville e as empresas que operam o serviço na cidade.

“Seguimos trabalhando para que a licitação possa ser realizada com muita transparência. Por isso, solicitamos o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para mediar a negociação da dívida”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Continua após o anúncio

A preparação para a licitação do transporte coletivo foi organizada pela Prefeitura de Joinville em três etapas: a primeira é a atualização da legislação, a segunda é a negociação da dívida e a terceira é a efetiva publicação do Edital de Licitação.

Primeira etapa

A atualização da legislação relacionada ao transporte coletivo foi conduzida pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores de Joinville.

Continua após o anuncio

Até então, mais de 11 dispositivos legais tratavam de questões relacionadas diretamente com o transporte coletivo de Joinville. Por este motivo, houve necessidade de atualização dos termos e unificação da Lei Municipal, com adequação à Lei Federal.

O Projeto de Lei, de autoria da Prefeitura de Joinville, entrou na Câmara de Vereadores em 8 de fevereiro de 2023, tramitou pelas comissões de Legislação, Finanças, Cidadania e Urbanismo, e foi discutida no Plenário, sendo aprovada em 11 de abril. A sanção do prefeito e a publicação no Diário Oficial foram realizadas em 20 de abril.

Continua após o anúncio

Segunda etapa

No dia 27 de dezembro de 2012, nos últimos dias como prefeito de Joinville, Carlito Merss reconheceu uma dívida de R$125.406.443,39 entre a Prefeitura e as empresas que operam o transporte coletivo. Até o presente momento, esta dívida não foi paga.

Para que seja possível realizar a licitação do sistema, é necessário que esta questão seja solucionada. Decisões judiciais prévias apontam que o pagamento da dívida deve ser realizado considerando a incidência de juros e correção. A Prefeitura de Joinville busca um acordo para reduzir esta dívida.

Por este motivo, a Prefeitura solicitou apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para intermediar a negociação, considerando também a participação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

“A negociação da dívida, com redução do valor, e a homologação do acordo entre as partes são etapas importantes e necessárias para viabilizarmos a licitação do transporte coletivo”, pontua o prefeito.

Terceira etapa

A última etapa é a efetiva publicação do Edital de Licitação. Para isso, desde abril de 2022, a Prefeitura de Joinville conta com a consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Diversas pesquisas, levantamentos e estudos seguem sendo realizados para apontar a melhor modelagem para o serviço de transporte coletivo de passageiros em Joinville.

“Assumimos o compromisso de realizar a licitação do transporte Coletivo de Joinville e estamos trabalhando com muita responsabilidade e comprometimento para a construção de um Edital que atenda as necessidades da nossa cidade”, reforça o prefeito.

Renovação do contrato

Em 26 junho de 2023 encerra o prazo de vigência do contrato da Prefeitura de Joinville com as empresas que operam o transporte coletivo. Para que o serviço não seja interrompido, prejudicando o deslocamento de milhares de pessoas, o contrato será renovado pelo período de 24 meses ou até a conclusão da licitação, o que ocorrer primeiro.

“Neste momento em que estamos na parte final da preparação do Edital, a renovação do contrato é uma medida que vai garantir que os joinvilenses não tenham sua mobilidade prejudicada”, explica Adriano.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais