- PUBLICIDADE GOOGLE-

Comunidade da Vigorelli recebe capacitação sobre turismo de base comunitária

A comunidade da Vigorelli participou da primeira capacitação do Projeto Social Moradia Legal: Reurb Vigorelli. O tema abordado foi “Turismo de Base Comunitária” com a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult).

“Queremos despertar o interesse dos moradores para refletirem sobre o que essa região pode apresentar ao turista. Eles podem empreender na gastronomia ou com um passeio de barco, criar um produto turístico com o seu saber da pesca, dali contar a história da baía da Babitonga, das ilhas, fauna e flora, ou oferecer o preparo de uma iguaria da região. O turista busca ter experiência, vivenciar o que a comunidade vive”, explica a gerente de Turismo da Secult, Vanessa Venzke Falk.

Continua após o anúncio

A Secult apresentou aos moradores da Vigorelli, o bem-sucedido exemplo da Ilha de Marajó, no Pará, que trabalha o turismo comunitário em uma ilha de pescadores. “Com a reestruturação da orla, teremos um lugar cada vez mais visitado”, avalia Vanessa.

O diretor da faculdade Senac Joinville, Ronaldo Ribeiro, também participou do encontro para ofertar para a comunidade 35 vagas do curso gratuito de atendimento para bares e restaurantes que será realizado na própria Vigorelli. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam nessa área para atender melhor o cliente, captar novos e fidelizar os que já frequentam o local.

Continua após o anuncio

“Vamos abordar práticas de atendimento ao cliente, quais os diversos públicos que devem atender. A ideia é que a gente capacite as pessoas para as situações que acontecem dentro de um restaurante, que os profissionais possam conhecer e ofertar os produtos, atender com cordialidade. Vamos falar também sobre as boas práticas de manipulação, os cuidados que mesmo o garçom que está no atendimento, deve ter o conhecimento dessas práticas”, explica Ronaldo.

O diretor explica que soube do projeto na Vigorelli pelo Conselho Municipal de Turismo. “O projeto foi apresentado pela Secult e percebemos que tem tudo a ver com a missão do Senac. Entendemos que deveríamos ser parceiros para desenvolver a Vigorelli e o entorno”, diz.

Continua após o anúncio

Ana Carla Possenti é conhecida como a mulher do pão na Vigorelli. Ela faz pães caseiros e vende na rua, nos finais de semana, para os visitantes. “O pessoal sempre reclamou que a Vigorelli estava esquecida e agora, estamos tendo oportunidades mais do que o almejado. É a primeira vez que estamos nos preparando com essa expectativa real. No meu caso, todos os cursos que estão oferecendo, vou fazer”, conta Ana Carla.

A Secult também apresentou aos moradores oportunidades de cursos gratuitos oferecidos pela Epagri como conserva, panificação, geléia, licor, além de capacitações para pescadores.

Projeto Social Moradia Legal – Reurb Vigorelli

O Projeto Social Moradia Legal – REURB Vigorelli terá sete encontros que ocorrerão até novembro, sempre na última segunda-feira de cada mês e, em dezembro, haverá o fechamento dos encontros.

“Esse encontro é o início de um planejamento que a Secretaria de Habitação tem de uma ação intersetorial, envolvendo as demais secretarias, para desenvolvimento social e econômico da comunidade”, explica o secretário de Habitação de Joinville, Rodrigo Andrioli.

Dentro dos investimentos estão ainda a iluminação pública, a parte interna de urbanização da vila, pavimentação e drenagem, além de todo mobiliário urbano.

Segundo o secretário, a Prefeitura tem o cuidado de integrar as famílias com o processo de urbanização. “Com esses encontros mostramos que sim, eles podem utilizar todo o potencial turístico e econômico da região para garantir a manutenção e moradia digna”, reforça Andrioli.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais