- PUBLICIDADE GOOGLE-

Mais de 90 unidades de ensino recebem palestras de Educação Socioemocional

Noventa e duas unidades de ensino da Rede Municipal e cerca de 3,5 mil famílias participaram, ao longo desta semana, das palestras de Educação Socioemocional, que integram a programação da Semana da Família na Escola. Os encontros encerram na noite desta quinta-feira (25), com palestras nos Polos Itaipava e Salseiros, a partir das 19h30.

Na tarde desta quinta-feira (25), o encontro foi no Centro de Educação Infantil (CEI) Neusa Reis Cesário Pereira, do bairro Cordeiros, e reuniu cerca de 130 famílias, como a da aluna Kattleya, de 5 anos, que já aprende a lidar com as emoções há dois anos, através do programa de Educação Socioemocional, desenvolvido pelo Município.

Continua após o anúncio

“É muito importante esse movimento que eles proporcionam para a gente, porque é um momento para estarmos com os nossos filhos e através dos livros do programa a gente consegue desenvolver uma série de atividades em casa com os nossos pequenos. A gente gosta bastante”, disse a mãe de estudante, Lilian Almeida Xavier.

As palestras são ministradas por Gisleyne Saavedra (consultora de inteligência educacional e psicóloga) e Lilian Vargas Chede (Consultora Pedagógica da Gênios Educacional e também psicóloga), que realizam uma série de dinâmicas com os pais ou responsáveis. Elas trabalham a temática “A Minha Janela e o Outro”, que trata sobre a importância de construir relações saudáveis em família.

Continua após o anuncio

“Entendemos que a família é a base de tudo e, em parceria com a escola e através dos livros da Gênios Educacional, temos ferramentas importantes nas mãos para desenvolver todo esse trabalho. O primeiro passo já foi dado. Em plena quinta-feira, ver esse espaço repleto de pais é sinal de que os pais ou responsáveis estão dedicando um pouco do seu tempo para valorizar todo esse movimento”, destacou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

Os livros da Gênios Educacional foram entregues para as crianças do Jardim II e da Pré-escola, do CEI Neusa Reis Cesário Pereira também na tarde desta quinta-feira (25). “O desenvolvimento de competências propostas nos livros da coleção Somos Gênios Socioemocional, da Gênios Educacional, é referenciado pelas diretrizes oficiais da educação brasileira e por centros de pesquisa internacionais, com ampla experiência na implementação de programas que desenvolvem as competências socioemocionais”, informou a coordenadora da Educação Socioemocional de Itajaí, Kátia Teixeira.

Continua após o anúncio

Competências Socioemocionais x BNCC

As competências socioemocionais são preconizadas desde 2019 pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itajaí é referência no assunto, porque já aplica o programa na Rede Municipal desde 2017. A implantação nas unidades de ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Entre eles destacam-se: a diminuição de casos de violência nas escolas, a redução do número de licenças médicas dos professores e a diminuição do bullying no contexto escolar e familiar.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais