As Escolas Básicas Padre Pedro Baron, do bairro Cordeiros e Gaspar da Costa Moraes, da Fazenda, receberam nesta terça (23) e quarta-feira (24), respectivamente, o espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, inspirado em Clarice Lispector. As apresentações foram gratuitas e reuniram mais de 700 alunos em 4 sessões, nos períodos matutino e vespertino.
“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” explora o universo de Clarice Lispector, sua vida e obra, fazendo do teatro um grande brinquedo de montar e desmontar narrativas, movimentos, imagens, palavras e símbolos. O espetáculo brincadeira é indicado para todas as idades, com foco no público de 6 a 11 anos. Com muita interação com a plateia, a peça teatral envolveu todos os alunos, que foram bem atuantes no decorrer do espetáculo e gostaram da ideia.
“Eu gostei muito porque foi uma apresentação bem diferente. As atrizes fizeram perguntas pra gente e muitas coisas engraçadas. Teve ainda a dança da galinha, que foi um barato”, disse a estudante de 7 anos, Emanuelly Ferreira.
A peça, que tem no elenco as atrizes Marina Monteiro e Raquel Stüpp, já circulou pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, com 100 apresentações gratuitas em escolas públicas. Na Escola Básica Pedro Padre Baron, do bairro Cordeiros, 330 alunos assistiram ao espetáculo. “As atrizes são maravilhosas, divertiram e interagiram com nossos estudantes o tempo todo. Foi muito bacana”, pontuou a diretora-geral da unidade, Adriana Cristino da Silva.
Já na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, da Fazenda, 400 alunos assistiram à peça nesta quarta-feira (24). Foi também uma oportunidade para envolver pais ou responsáveis, porque nesta semana acontece o evento “Família na Escola” em todas as 120 unidades da Rede Municipal. Micheli Behrend aproveitou o momento para curtir com as três filhas que estudam na escola.
“Um momento realmente muito bom, sensacional! Há dois anos e meio estamos morando em Itajaí e só temos elogios para a cultura da cidade e quando ela vem até a escola, melhor ainda”, enfatizou a terapeuta holística.
Para muitos da plateia, uma oportunidade única para ter acesso à cultura. “Com certeza, uma iniciativa excelente para toda comunidade, que muitas vezes não tem acesso ao teatro. Receber esse espetáculo aqui na nossa escola é ter a certeza de que a cultura está chegando para todos”, informou a diretora da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, Cristina P. Silveira.
“Eu nunca tinha assistido um espetáculo. Gostei demais”, finalizou a estudante Isis de Souza, de 7 anos.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC