
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) encerrou sábado, dia 20 de maio, a participação na 21ª Semana Nacional de Museus. Entre as ações preparadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), o público pode participar de oficina de escultura, palestra e visita mediada às exposições da segunda temporada, tudo organizado em torno do tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que norteou a edição dos eventos nacionais.
A gerente do MAB, Mia Ávila, destaca que as ações fizeram parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade em curso em nível global. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância desses espaços como promotores de bem-estar e sustentabilidade.
Sob a coordenação da SMC, o MAB participou da programação com visitas mediadas, lançamento do catálogo digital da temporada e do vídeo sobre a mostra “Flood – o manto da visibilidade”, além da oficina de escultura e sustentabilidade que encerrou a programação na cidade no dia 20 de maio.
A oficina foi desenvolvida pelo MAB em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap). “A temática e as atividades propostas permitiram momentos de reflexão sobre o papel do museu, a leitura de imagens, observação dos suportes utilizados e suas correlações e possibilidades de novos significados e aplicações”, concluiu Mia Ávila.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC