
A programação das atividades comemorativas aos 173 anos de Blumenau começa a ser elaborada no dia 24 de maio. A primeira reunião preparativa para o desfile do dia 2 de setembro foi marcada para as 19h no Salão Nobre da prefeitura. Participam do planejamento representantes da prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e membros da comunidade que desejam integrar a comissão organizadora.
Já é tradição na cidade a preparação dos eventos começar em maio com a participação do setor público municipal e comunidade em geral. Nesses encontros, membros da comissão definem a programação do desfile e o tema central das celebrações, que em 2022 destacou o bicentenário do biólogo, médico e naturalista teuto-brasileiro Fritz Müller Fritz Müller. O homenageado residiu na Colônia Blumenau desde 1852 e em Desterro (Florianópolis, SC), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia, colaborando na comprovação da teoria da evolução das espécies, proposta por Charles Darwin.
Como nos anos anteriores, dois e-mails serão disponibilizados para esclarecimentos de dúvidas: [email protected] e [email protected].
História
A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs e Xoklengs. Mesmo antes da fundação da colônia, já havia famílias estabelecidas na localidade de Belchior, nas margens do Ribeirão Garcia e do Rio Itajaí-Açú. Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.
Em 2 de setembro de 1850, 17 colonos chegaram ao local onde hoje situa-se a cidade de Blumenau. Muitos outros imigrantes atravessavam o Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC