Evento especial marca os 10 anos do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital Infantil de Florianópolis

O Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, completa 10 anos de trabalho neste ano. Para comemorar a data, o Serviço de Gastroenterologia Pediátrica realizará no dia 18 de maio, às 9h, um evento no Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, localizado na unidade, com a presença de pacientes, familiares e profissionais de Saúde.

Maio foi escolhido para realização do evento porque é o mês de conscientização sobre as DII. “O Maio Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais. Estamos preparando um evento com muito carinho, com palestra educacional para os pacientes e familiares, além de coffee break”, explica a chefe do Serviço de Gastroenterologia, Nilza Perin.

DII é um termo genérico usado para descrever distúrbios que envolvem inflamação crônica do trato digestivo. As doenças inflamatórias intestinas mais comuns são a Retocolite Ulcerativa, que provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto; e a Doença de Crohn, caracterizada pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados.

Tanto a Retocolite Ulcerativa quanto a Doença de Crohn geralmente têm como sintomas a diarreia grave, dor abdominal, fadiga e perda de peso. “São pacientes que necessitam de internação, cirurgias e muitas vezes precisam de alimentação por sonda”, explica a gastropediatra.

O Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do HIJG é referência no Estado de Santa Catarina no atendimento de pacientes com DII. Atualmente, o ambulatório acompanha 40 pacientes regularmente e esse atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por quatro médicas gastroenterologistas, nutricionista e enfermeira.

Fonte: Governo SC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
28.9 ° C
28.9 °
28.9 °
77 %
6.2kmh
20 %
sáb
27 °
dom
27 °
seg
24 °
ter
28 °
qua
27 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-