________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Quem pode ser declarado como dependente no Imposto de Renda? Confira

No Imposto de Renda, existem critérios específicos para que uma pessoa possa ser considerada dependente do contribuinte. Seguem abaixo as principais regras que determinam quem pode ser declarado como dependente:

  1. Parentesco: É possível declarar como dependente cônjuges, companheiros, filhos (incluindo enteados e adotados) e pais, desde que se enquadrem nos demais critérios. Também é aceito incluir como dependente irmãos, netos e bisnetos, desde que exista a guarda judicial.
  2. Idade: Filhos podem ser declarados como dependentes até completarem 24 anos, desde que não tenham obtido rendimentos tributáveis em valor superior ao limite estabelecido pela Receita Federal. No caso de filhos com alguma incapacidade física ou mental, não há limite de idade para a inclusão como dependente.
  3. Renda: É necessário que o dependente não tenha obtido rendimentos tributáveis acima do valor limite estipulado pela Receita Federal, que é atualizado anualmente. Esse valor deve ser verificado no site oficial da Receita.
  4. Dependência econômica: O dependente deve ser efetivamente sustentado pelo contribuinte. Isso significa que ele deve receber apoio financeiro para despesas básicas, como moradia, alimentação, educação e saúde. É importante lembrar que, caso o dependente possua rendimentos, estes não devem ser suficientes para prover sua própria subsistência.
  5. Inclusão em outra declaração: O dependente não pode constar como titular em outra declaração de Imposto de Renda, seja como declarante principal ou como dependente de outra pessoa.

É importante ressaltar que essas são apenas diretrizes gerais, e a legislação fiscal pode passar por atualizações e alterações. Portanto, é sempre recomendado consultar a Receita Federal ou um profissional especializado em contabilidade para obter informações atualizadas e precisas sobre a inclusão de dependentes na declaração do Imposto de Renda.

Continua após o anúncio

Gostou da notícia?

Você também pode gostar de: INSS muda idade mínima para aposentadoria e surpreende brasileiros

Continua após o anuncio

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Continua após o anúncio

 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais