A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Infantil, criou o Grupo de Estudos Territoriar, com o intuito de ampliar a formação dos professores da Rede Municipal de Chapecó. Os encontros serão quinzenais e iniciaram nesta quarta-feira (10), com um grupo de trinta participantes das diferentes áreas que compõem a Educação Infantil: gestão escolar, professor regente, professor corregente, educação física, arte e inglês.
Para a participação no grupo de estudos, os professores realizaram uma inscrição. Considerando a adesão positiva à proposta e o número expressivo de inscritos, foram adotados alguns critérios de seleção, pois a quantidade de vagas foi pensada para que as discussões aconteçam de forma mais dinâmica e significativa, possibilitando que ocorram trocas assertivas entre o grupo.
Os encontros acontecem em período extraclasse, e buscam refletir a respeito dos diferentes contextos da Educação Infantil (concepções de infância e criança, planejamento, cotidiano, avaliação, etc) a fim de pensar na organização de práticas pedagógicas potentes.
A temática/ideia de criação do grupo surgiu a partir dos diálogos constantes estabelecidos entre as articuladoras com os professores da rede, com a intenção de ampliar repertório, trocar experiências e vivências, pensando na elaboração de práticas pedagógicas efetivas.
O nome do grupo de estudos representa a criança e as diferentes infâncias presentes no contexto educativo, visto que o “Territoriar”, revela as diversas expressões da interação humana com o meio.
Segundo a Secretária da Educação, Astrit Tozzo, o grupo de estudos “Territoriar” potencializa e contribuirá ainda mais com o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos professores da Educação Infantil de Chapecó.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC