O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o segundo evento de capacitação profissional sobre o tema Feridas Complexas. A qualificação foi destinada aos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O principal objetivo da ação é aprimorar os conhecimentos e o apoio assistencial por meio da teleconsultoria. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Ao todo, 296 participantes foram divididos em quatro grupos durante os dois dias de capacitação. A palestra foi conduzida pelo Dr. Marcos Aurélio Maeyama, que abordou a integração do Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, com o serviço de Feridas Complexas no Município de Itajaí.
Os atendimentos devem iniciar em junho de 2023 e o ambulatório deve fortalecer as equipes de Atenção Básica na tomada de decisão clínica, encaminhamento à especialidade, apoio aos diagnósticos e manejo da lesão dos portadores de Feridas Complexas e Queimados. O programa funcionará através dos teleconsultores do município.
Os participantes ainda receberam capacitação sobre o Manejo de Feridas, com a enfermeira estomaterapeuta Daniela Mafiollete Floriano. Ela ainda abordou no treinamento os métodos e produtos para limpeza, tipos de desbridamento, indicação e avaliação da troca das coberturas primárias e secundárias.
Sobre o Ambulatório de Feridas Complexas
Outro serviço divulgado no evento foi o Ambulatório de Feridas Complexas Itajaí (AFC). Sediado no Centro Médico de Referências São Judas desde 2015, possui equipe técnica especializada e habilitada na atuação do manejo das mais variadas e complexas lesões agudas, crônicas e/ou que não cicatrizam. Assim como o tratamento das lesões em processo de terapias avançadas.
O AFC agrega na resolubilidade e agilidade ao acesso de atendimento especializado. O principal intuito é reconstruir as camadas da pele com a redução do período de cicatrização. Atualmente, coordenam o ambulatório a enfermeira Dhielle de Souza e a médica Sandra Mara Nadal.
“Essa parceria entre o Ambulatório Feridas Complexas (AFC), Unidades Básicas de Saúde, Atenção Primária à Saúde e hospitais do município implica na otimização dos recursos disponíveis, além da melhoria dos custos e fluxos, proporcionando a desospitalização e a relação custo-eficácia. Em breve, teremos novos projetos com mais amplitude e melhorias”, afirma a médica responsável pelo AFC, Sandra Nadal.
Como funciona o tratamento de Feridas Complexas
O tratamento de feridas complexas é realizado através das ações de controle e prevenção de recidivas, associado a específicos procedimentos, técnicas terapêuticas e diagnósticos. O procedimento possui escolha de materiais, coberturas, equipamentos de tecnologia avançada e integração das Terapias Complementares. Além da conscientização sobre as medidas higieno-dietéticas e com o apoio e disponibilidade da equipe multi e interdisciplinar.
A consultoria médica e de enfermagem do ambulatório preza pelo acolhimento do indivíduo como um todo e não somente a ferida. “O plano personalizado é centrado no portador de lesão complexa e auxilia na redução do tempo de cicatrização e na redução de trocas de curativos primários”, comenta a enfermeira responsável pelo AFC, Dhielle de Souza.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC