O Município de Itajaí, por meio da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e da Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), realiza a abertura e o lançamento oficial da campanha Maio Amarelo 2023. O ato será nesta terça-feira (02) durante o 1º Seminário Sobre Segurança Viária, no auditório do Porto de Itajaí, às 15h. A campanha busca conscientizar a população para redução de acidentes de trânsito.
Com a temática “Impactos gerados com sinistros de trânsito”, o Seminário Sobre Segurança Viária é aberto ao público. A iniciativa vai abordar a importância da segurança viária e os impactos que os acidentes de trânsito geram no município.
O evento contará com a presença de especialistas da Codetran, Corpo de Bombeiros Militar e do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos para promover uma reflexão sobre o tema e, consequentemente, uma mudança de comportamento no trânsito. Equipes do Sest/Senat realizarão ações preventivas e vão repassar dicas e informações sobre cuidados com a saúde física e emocional para os participantes do evento.
Além do seminário, durante todo o mês de maio serão desenvolvidas ações para conscientizar o maior número de pessoas possível sobre a importância da segurança no trânsito. Entre as atividades estão programadas a iluminação temática e instalação dos laços amarelos em pontos estratégicos da cidade; ações educativas em escolas da rede municipal de ensino; palestras para os agentes de trânsito e colaboradores da Secretaria de Segurança; simulados de acidente de trânsito e ações destinadas a pessoas com deficiência.
Movimento mundial
O Maio Amarelo é um movimento mundial que nasceu em 2014 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os perigos e o alto índice de mortos e feridos no trânsito, bem como orientar sobre ações de segurança e prevenção. Neste ano, o movimento completa 10 anos de atenção pela vida.
O mês de maio foi escolhido para ser referência mundial para o balanço das ações em função da data que a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC