
A história de uma família que sobreviveu ao regime comunista soviético quando este foi imposto é o tema do livro infantil que será lançado pela escritora Selma Rutzen, quinta-feira, dia 4 de maio, às 19h, durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento terá show musical, declamação de poemas e conversa com artistas e curadores das exposições.
Em sua obra “Eles sobreviveram… nós prosperamos”, Selma Rutzen relata o ocorrido a milhares de alemães que foram à Rússia por volta de 1760, e lá viveram bem até que a monarquia foi abatida e a selvagem ditadura baseada em Marx, Lênin e outros pensadores impuseram um governo de terror sob o comando de Stalin. Fugiram pela fronteira com a China, onde permaneceram por três anos. “A autora faz uma importante reflexão histórica, nos oferece uma valorosa contribuição para entender a formação dos povos que imigraram”, comenta o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.
Liberdade
Eles sobreviveram, como diz o título da obra, para então serem embarcados rumo ao Brasil. “Aqui encontraram liberdade absoluta, e penúria igualmente a mais absoluta, mas prosperamos. Sou a primeira geração nascida aqui e narro tudo que é do meu conhecimento. Somos uma minoria das minorias (teuto russos), amamos nossa Pátria, e contamos nossa história”, diz autora. “Apesar de sermos alemães russos, a Alemanha não nos reconhece como alemães. Mesmo assim a nossa cultura, nossas atitudes, costumes e tradições são germânicas, apesar de nossos antepassados terem deixado a Alemanha há mais de três séculos.”
Formada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), Selma é bancária aposentada e dedica seus conhecimentos à tradução do alemão, e a escrita de biografias, livros, textos e afins.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC