
A exposição temporária “Bordado Meyer: herança cultural de Blumenau” é uma das atrações abertas ao público no Museu de Hábitos e Costumes. A coleção fica até setembro em um espaço que por si só já é curioso, pois é o cofre de uma antiga agência bancária que funcionou no prédio histórico na década de 1930. No local, o visitante vai encontrar equipamentos para bordados, produtos manuais e estudos sobre a atividade. A mostra tem como objetivo homenagear e valorizar o bordado Meyer, técnica elaborada na Casa Meyer. O atendimento ao público vai de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 meia (idosos e estudantes). Grupos de escolares e crianças até cinco anos não pagam.
Fundada por Ricardo Meyer, a empresa iniciou as atividades em 1903. Comercializava inicialmente louças, roupas, sapatos, ferramentas entre outros. Posteriormente, passou a vender porcelanas, cristais e produtos bordados como tapetes, toalhas de mesa.
Destacavam-se os trabalhos no estilo ponto cruz, ponto caseado, ponto areia, pintura de agulha entre outros. Contudo, o bordado que mais chamou a atenção foi o ponto criado pelo senhor Wilfried, denominado Bordado Meyer. Além da comercialização, o estabelecimento desenvolvia cursos de bordados que ensinavam o desenho em tapeçarias, os moldes (riscos) dos bordados nos tecidos e toda técnica necessária. “Os nossos museus apresentam diversas exposições diferentes durante o ano, são dinâmicos, por isso são um ótimo atrativo para turistas, mas, principalmente para a família blumenauense”, conclui o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.
Banco do Comércio
O museu está instalado em um casarão de 1898, que pertenceu ao Cônsul Alemão Gustav Salinger. A família residia na parte superior do prédio e o andar térreo abrigava o comércio de importação e exportação. Na década de 1930 sediou o Banco Nacional do Comércio, e até hoje a casa ainda preserva o cofre forte do antigo banco, um espaço revestido com chapas de aço que se tornou o lugar das exposições temporárias.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC