A deputada Luciane Carminatti (PT) será anunciada madrinha da campanha nacional “Sou Biblioteca Escolar” durante ato solene pelos 50 anos da Biblioteconomia Catarinense, que será realizado nesta segunda-feira (17), a partir das 18h30, no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na cerimônia, serão homenageadas pessoas e instituições que iniciaram a caminhada para a formação de bibliotecários diplomados no Estado, no começo dos anos 1970.
A campanha “Sou Biblioteca Escolar” é uma iniciativa do Conselho Federal de Biblioteconomia e dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, com apoio da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (Febab) e de outras entidades parceiras.
Luciane se junta a parlamentares como Luiza Erundina (Psol/SP), educadora, ex-prefeita de São Paulo e deputada federal, no trabalho de articular esforços para a efetivação da Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares, legislação federal vigente desde 2010 que obriga as escolas públicas e privadas a terem bibliotecas.
A indicação de cada madrinha é uma homenagem aos profissionais, nos seus diferentes campos de atuação, em razão do seu engajamento em favor de bibliotecas escolares dignas aos estudantes, professores, bibliotecários, pais e toda a comunidade.
Cinquentenário da Biblioteconomia Catarinense
A biblioteconomia é um campo do conhecimento que estuda, investiga e trata da organização, da conservação, e da utilização da informação no sentido amplo. Os dois primeiros cursos de biblioteconomia em Santa Catarina foram criados e oferecidos pelas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela então Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (Udesc), hoje sob a denominação Universidade do Estado de Santa Catarina.
Atualmente, o Estado tem ainda três cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD) para atender necessidade na formação desses profissionais, principalmente fora do eixo da Capital, na Uniasselvi Grande Florianópolis, na Uniplac, em Lages, e na Unochapecó, em Chapecó. A Udesc também oferece, para além do seu curso presencial, o curso na modalidade EAD por meio de polos UAB – Universidade Aberta do Brasil.
Victor Fernando Pereira
Assessoria de Comunicação / Deputada Luciane Carminatti
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes