Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó estão em Tubarão – SC para participar do 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. O evento acontece entre os dias 11 e 13 de abril e tem como objetivo debater sobre “A importância da governança e da gestão participativa no fortalecimento do SUS”, “A utilização dos saldos em conta dos Fundos Municipais de Saúde, e boas práticas para otimização do uso de recursos e redução de seu acúmulo”, “Estratégia para retomada das coberturas vacinais”, “O cenário da Saúde Digital no Brasil, e os avanços da ESD2028; Painéis de apoio à gestão.”
O presidente do COSEMS/SC, Daisson Trevisol destaca que além da integração entre os secretários municipais de saúde, esse é o momento da troca de experiências entre os técnicos dos municípios. É, também, um espaço de aprendizado com os técnicos do CONASEMS e Ministério da Saúde, sempre com o objetivo de fortalecer o SUS e buscar a melhoria do atendimento da população nas Unidades de Saúde de cada município catarinense.
Programação
Durante o congresso, acontece também a 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS“ com o objetivo de compartilhar ações em saúde pública. Para essa mostra, foram selecionadas 40 experiências para serem apresentadas de forma oral, e mais 100 experiências para serem apresentadas em formato de banner.
O Município de Chapecó apresentará seis experiências na mostra. Uma delas será apresentada no formato oral, intitulada como “Humaniza Chapecó: Acolhimento, práticas colaborativas e satisfação do usuário dos serviços de saúde”, a experiência é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Município e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). A finalidade principal do projeto consiste em desenvolver atividades de educação permanente aos profissionais de saúde, objetivando o repensar acerca dos processos de trabalho de forma acolhedora e humanizada.
Em formato de banner serão apresentadas as experiências: “Estratégias para qualificação dos indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil”, “Experiências Exitosas para o aumento da cobertura vacinal no Município de Chapecó”; “Atenção Acolhedora e Humanizada no atendimento odontológico aos pacientes com deficiência em Chapecó”; “Implantação do Núcleo de promoção da saúde na Secretaria de Saúde de Chapecó”; “O Sistema Único de Saúde como articulador de ações de prevenção e controle a Dengue”.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC