CASAN executa testes de fumaça em Criciúma

Para facilitar a identificação de irregularidades nas ligações à rede de esgotos, por meio de seu programa Trato por Criciúma a CASAN executa esta semana testes de fumaça. O trabalho será realizado nos bairros Nossa Sra. Da Salete e Jardim Maristela, nas ruas Gumercindo José de Bem, Telésforo Machado, Maria Quitéria e Tenente Marcos Aurélio Filippi.

Os testes são executados com máquina de fumaça que é colocada no Poço de Visita (PV), local que concentra os pontos geradores de esgoto de toda a rua. A máquina produz fumaça que não é tóxica para circular pela rede e sair pelos pontos conectados à tubulação.

“Se a fumaça aparecer em uma boca de lobo ou sair em ralos pluviais ou calhas do imóvel significa que existe alguma irregularidade na conexão que precisa ser consertada”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. “Da mesma forma, o esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial causa problemas ambientais, pois ao invés de ser conduzido para estação de tratamento será lançado diretamente nos rios lagos e mares, poluindo os mananciais”, enfatiza o engenheiro.

Em caso de identificação das irregularidades, o morador poderá receber um auto de infração da CASAN. “Os proprietários dos imóveis que forem identificados com problemas de conexão terão o prazo de 60 dias para adequação. Em caso de permanência da situação irregular será emitida notificação e a Companhia fará os encaminhamentos necessários”, frisa Neckel.

Fonte: Governo SC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
24 ° C
24.4 °
21.7 °
91 %
4.1kmh
20 %
sex
25 °
sáb
24 °
dom
21 °
seg
21 °
ter
19 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-