Com a passagem da Páscoa, no próximo final de semana, as instituições da rede municipal de ensino organizam atividades para desenvolverem competências e habilidades do currículo. A temática que envolve, em especial, as crianças, torna a aula ainda mais atrativa.
Na EBM Maria Bordignon Destri, as crianças do 2º ano, sob a organização das professoras Renata Pizzato e Marcia Campagnolo dos Santos, juntamente com as professoras da educação especial, Gisele Finkler e Eveline Mazzonetto, trabalharam com uma receita de bolacha fit sem glúten (bolacha de maizena). A atividade envolveu as operações matemáticas de adição, sistema de numeração decimal e também a leitura e a escrita.
Com a ajuda dos alunos, os ingredientes foram misturados, e durante o processo foram feitos questionamentos quanto à leitura/escrita e números, formas matemáticas entre outros. Feito isso, cada criança recebeu uma fração dessa massa e pôde fazer os biscoitos em formato de ovinhos. Na hora de assar as bolachas, os responsáveis pela atividade assumiram a tarefa.
As professoras Renata e Márcia destacaram que “a atividade foi tão envolvente que os alunos estão nos pedindo para levar as bolachas para casa, para os pais provarem. E essa atitude reflete o sentido da Páscoa, que é a partilha, o amor fraternal, união, a alegria e o entusiasmo das crianças. Ficamos muito felizes por, além de ensinar, despertar esses sentimentos em nossas crianças”. A estudante Vitória da Cruz Machado, contou: “Eu já ajudei minha mãe a fazer biscoitos em casa. Mas aqui na escola, aprendi sobre matemática e como ler uma receita”.
“A passagem da Páscoa desperta bons sentimentos em todas as pessoas e, quando aliados às atividades escolares, fazem com que estas se tornem ainda mais significativas, gerando aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades”, ressaltou a secretária de educação Astrit Tozzo.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC